Compreende-se por que os antigos viam no medo uma punição dos deuses, e por que os gregos haviam divinizado Deimos (o Temor) e Fobos (o Medo), esforçando-se em conciliar-se com eles em tempo de guerra. (…) O historiador, em todo caso, não precisa procurar muito para identificar a presença do medo nos comportamentos de grupos. Dos povos ditos ‘primitivos’ às sociedades contemporâneas, encontra-o quase a cada passo – e nos setores mais diversos da existência cotidiana. DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300 – 1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, pp.20-21. A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria. II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas. III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV. IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade. São corretas as afirmativas:
São corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e IV, apenas.
- C)I, II e III, apenas.
- D)II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O medo, como abordado por Jean Delumeau em sua obra História do Medo no Ocidente, é um fenômeno histórico que permeia diferentes sociedades e contextos, manifestando-se de formas variadas. A partir da análise das afirmativas apresentadas, é possível identificar como o medo foi instrumentalizado ou surgiu em distintos momentos históricos.
A afirmativa I está correta, pois a Contrarreforma, com sua intensa repressão às práticas consideradas pagãs ou heréticas, ampliou o temor em relação à bruxaria. A Igreja Católica, ao associar tais práticas ao demônio, alimentou um clima de terror e perseguição, especialmente entre os séculos XVI e XVII.
A afirmativa II também está correta, já que os regimes totalitários do século XX, como o nazismo e o stalinismo, utilizaram o medo como ferramenta de dominação. Por meio de aparatos repressivos eficientes e violentos, esses Estados controlaram populações inteiras, disseminando o terror como forma de manter o poder.
A afirmativa III é igualmente válida, pois o imaginário europeu no início do século XV estava repleto de lendas sobre criaturas monstruosas e perigos desconhecidos no oceano. Essa falta de conhecimento geográfico, somada a narrativas fantásticas, contribuiu para que o mar fosse visto com grande temor.
Já a afirmativa IV está incorreta. Embora o Grande Medo tenha sido um episódio marcante da Revolução Francesa, caracterizado por revoltas camponesas contra a aristocracia, não se tratou de ações coordenadas ou violentas dirigidas especificamente contra os senhores de terras. Foi, na verdade, um movimento mais espontâneo e descentralizado, motivado por rumores e inseguranças.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa C.
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