INSTRUÇÃO: Para responder à questão 24, analise as afirmativas sobre os totalitarismos nazista e fascista do período entreguerras, preenchendo os parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro). ( ) Os movimentos totalitários combatiam o liberalismo e o marxismo, contra os quais opunham o discurso nacionalista. ( ) Tanto o nazismo quanto o fascismo receberam amplo apoio dos estratos mais pobres da população. ( ) Ao contrário do nazismo, o fascismo, uma vez no poder, não criou um mecanismo estatal especializado em propaganda. ( ) A questão racial foi mais enfatizada pelo discurso nazista do que pelo fascismo. ( ) O nazismo e o fascismo foram fenômenos políticos restritos à Alemanha e à Itália, não exercendo influência em outros países do Ocidente. O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 24, analise
as afirmativas sobre os totalitarismos nazista e
fascista do período entreguerras, preenchendo os
parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro).
( ) Os movimentos totalitários combatiam o liberalismo
e o marxismo, contra os quais opunham o discurso
nacionalista.
( ) Tanto o nazismo quanto o fascismo receberam amplo
apoio dos estratos mais pobres da população.
( ) Ao contrário do nazismo, o fascismo, uma vez no
poder, não criou um mecanismo estatal especializado
em propaganda.
( ) A questão racial foi mais enfatizada pelo discurso
nazista do que pelo fascismo.
( ) O nazismo e o fascismo foram fenômenos políticos
restritos à Alemanha e à Itália, não exercendo
influência em outros países do Ocidente.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo, é
- A)V – F – F – V – F
- B)V – V – F – V – F
- C)F – V – V – F – V
- D)F – F – F – V – V
- E)V – F – V – F – F
Resposta:
A alternativa correta é B)
O período entreguerras foi marcado pela ascensão de regimes totalitários, como o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália. Esses movimentos políticos compartilhavam certas características, mas também possuíam diferenças significativas. Analisando as afirmativas sobre esses regimes, podemos identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
A primeira afirmativa indica que os movimentos totalitários combatiam o liberalismo e o marxismo, opondo a eles um discurso nacionalista. Isso é verdadeiro, pois tanto o nazismo quanto o fascismo rejeitavam a democracia liberal e o socialismo marxista, defendendo um Estado forte e um nacionalismo extremado.
A segunda afirmativa afirma que ambos os regimes receberam amplo apoio das camadas mais pobres da população. Isso também é verdadeiro, pois exploraram o descontentamento popular pós-Primeira Guerra Mundial, prometendo emprego, ordem e grandeza nacional.
A terceira afirmativa, que diz que o fascismo não criou um aparato estatal de propaganda, é falsa. Mussolini, assim como Hitler, investiu pesadamente em máquinas de propaganda para controlar a informação e manipular a opinião pública.
A quarta afirmativa, sobre a ênfase na questão racial, é verdadeira. Enquanto o nazismo tinha a raça como elemento central de sua ideologia, o fascismo italiano inicialmente dava menos importância a esse aspecto, embora posteriormente tenha adotado políticas racistas.
Por fim, a quinta afirmativa, que limita a influência desses regimes à Alemanha e Itália, é falsa. O nazismo e o fascismo inspiraram movimentos similares em vários países europeus e até nas Américas.
Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V - F, correspondente à alternativa B.
Deixe um comentário