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   Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.) O texto mostra algumas características centrais do nazismo:

   Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.

(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)

O texto mostra algumas características centrais do nazismo:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho analisado de O Triunfo da Vontade, filme de propaganda nazista dirigido por Leni Riefenstahl em 1935, revela elementos fundamentais da ideologia e da estratégia política do regime hitlerista. A cena em que Hitler desce do céu como uma figura messiânica, acompanhada pela descrição poética da cineasta sobre o "céu hitleriano", ilustra claramente dois pilares do nazismo: o uso do cinema como ferramenta de propaganda e o culto à personalidade do Führer.

A opção C) destaca precisamente essas características. O cinema foi utilizado de forma sistemática pelo regime nazista como instrumento de doutrinação em massa, criando uma imagem mitificada de Hitler como líder salvador. A narrativa visual construída por Riefenstahl transformava eventos políticos em espetáculos grandiosos, onde o líder aparecia como figura central e quase divina. Essa estratégia de comunicação combinava avanços técnicos do cinema com elementos simbólicos retirados tanto da tradição religiosa quanto da estética modernista.

As demais alternativas não correspondem ao conteúdo do texto ou às características conhecidas do nazismo. O regime não desprezava manifestações de massa (eliminando A), não depreciava a natureza (eliminando B), não focava especialmente na migração rural-urbana (eliminando D) e certamente não apresentava Hitler como "homem comum" (eliminando E). Pelo contrário, todo o esforço propagandístico visava exaltar o líder como figura extraordinária, quase sobrenatural, utilizando para isso todos os recursos disponíveis, com destaque para o poder imagético do cinema.

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