Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50 Espanha, Portugal, Polônia, Iugoslávia e Hungria são exemplos de Estados europeus que adotaram regimes ditatoriais de cunho fascista que não sobreviveram à vitória dos Aliados, derrubados nos anos que se seguiram ao imediato pós-Segunda Guerra Mundial.

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Espanha, Portugal, Polônia, Iugoslávia e Hungria são exemplos de Estados europeus que adotaram regimes ditatoriais de cunho fascista que não sobreviveram à vitória dos Aliados, derrubados nos anos que se seguiram ao imediato pós-Segunda Guerra Mundial.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O período entre as duas guerras mundiais foi um momento de profunda transformação política na Europa, marcado pelo surgimento e consolidação de regimes autoritários e totalitários. A ascensão do fascismo, do nazismo e de outras formas de ditadura alterou o equilíbrio de poder no continente, criando as condições para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a afirmação de que Espanha, Portugal, Polônia, Iugoslávia e Hungria adotaram regimes fascistas que não sobreviveram ao pós-guerra está incorreta. Embora esses países tenham vivido sob governos autoritários, nem todos podem ser classificados como fascistas no sentido estrito do termo. Além disso, alguns desses regimes, como os de Portugal e Espanha, sobreviveram por décadas após o fim da guerra.

O regime de Salazar em Portugal, por exemplo, manteve-se no poder até 1974, enquanto o franquismo na Espanha só terminou com a morte de Franco em 1975. Já na Polônia, Iugoslávia e Hungria, os regimes autoritários do período entreguerras foram substituídos por governos comunistas após a guerra, sob influência soviética, e não por democracias aliadas.

Portanto, a afirmação contém imprecisões históricas tanto na classificação dos regimes quanto em sua duração, justificando a marcação da alternativa E) ERRADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *