A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje. Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Com base no trecho acima, é correto afirmar que
A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não
excluiu processos de reconstrução e recriação cultural
conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer
que a história da conquista representa, para os índios, uma
sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade
cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação
brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição
estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de
uma história de contatos e mudanças, que tem início no
século X d.C. e continua até hoje.
Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil.
Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
Com base no trecho acima, é correto afirmar que
- A)o processo colonizador europeu não foi violento como se costuma afirmar, já que ele preservou e até mesmo valorizou várias culturas indígenas.
- B)várias culturas indígenas resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu, como a xinguana.
- C)a cultura indígena, extinta graças ao processo colonizador europeu, foi recriada de modo mitológico no Brasil dos anos 1940.
- D)a cultura xinguana, ao contrário de outras culturas indígenas, não foi afetada pelo processo colonizador europeu.
- E)não há relação direta entre, de um lado, o processo colonizador europeu e, de outro, a mortalidade indígena e a perda de sua identidade cultural.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Com base no trecho apresentado, a alternativa correta é a letra B, pois o texto de Carlos Fausto destaca a capacidade de resistência e adaptação dos povos indígenas, em especial a cultura xinguana, que mesmo após séculos de contato e mudanças, manteve sua distintividade cultural. O autor refuta a ideia de uma história linear de perdas, apontando para processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos próprios indígenas.
A alternativa A está incorreta, pois o texto não minimiza a violência do processo colonizador, apenas ressalta que ele não resultou em uma extinção cultural passiva. A alternativa C é falsa, já que o autor afirma que a cultura indígena não foi extinta, mas sim transformada. A alternativa D também está errada, porque o texto deixa claro que a cultura xinguana foi afetada pelo contato, ainda que tenha se reinventado. Por fim, a alternativa E é incorreta, pois o texto não nega a relação entre colonização e perdas indígenas, mas complexifica essa narrativa ao mostrar a agência dos povos originários.
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