Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações. Baseando-se nas recomendações Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o
estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações.
Baseando-se nas recomendações Centro de Referência
Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas
Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O estudo dos povos indígenas no contexto da Proposta Curricular, especialmente no eixo temático I, aborda a diversidade e as migrações desses povos, destacando sua importância histórica e cultural. Conforme as recomendações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, é fundamental compreender as particularidades desses grupos, bem como sua relação com o passado colonial e o presente.

Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a B), pois contradiz as orientações do Conteúdo Básico Comum (CBC) de História. O CBC, na verdade, valoriza as especificidades e a complexidade dos povos indígenas no território brasileiro, reconhecendo sua diversidade cultural e histórica. Ignorar essas características seria um equívoco, já que o estudo desses povos é essencial para entender a formação do Brasil e suas dinâmicas sociais.

As demais alternativas estão corretas: a A) ressalta a diversidade indígena à época do "descobrimento"; a C) enfatiza a noção de historicidade, relacionando passado e presente; e a D) menciona a antropofagia como um aspecto relevante para análise, dentro de seu contexto cultural.

Portanto, o estudo dos povos indígenas deve ser abordado com profundidade, considerando suas múltiplas dimensões e evitando generalizações que desrespeitem sua riqueza histórica e cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *