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Questões Sobre Pré-História Brasileira - História - concurso

Questão 41

No Brasil, os europeus adotaram diferentes estratégias para tentar controlar os indígenas ao longo do período colonial. Sobre essas estratégias são feitas as seguintes afirmações:

I. A presença de missionários cristãos encarregados da “conquista espiritual dos nativos” representou uma importante estratégia neste processo.

II. O surgimento de uma disputa pela fé dos indígenas foi observado entre os padres vindos da Europa e os xamãs, líderes religiosos indígenas.

III. Nessa disputa, os missionários católicos levaram vantagem e a Ordem Religiosa que mais obteve sucesso na tarefa de catequizar os índios foi a Ordem Franciscana.

É correto o que se afirma

  • A)somente em II.
  • B)somente em I e III.
  • C)em I, II e III.
  • D)somente em I e II.
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A alternativa correta é D)

No contexto do período colonial brasileiro, as estratégias adotadas pelos europeus para controlar os indígenas foram fundamentais para a dominação territorial e cultural. Analisando as afirmações apresentadas, é possível compreender os mecanismos utilizados nesse processo.

A afirmação I está correta, pois a atuação dos missionários cristãos foi uma peça-chave na chamada "conquista espiritual". Eles tinham como objetivo converter os nativos ao cristianismo, facilitando assim a submissão aos interesses coloniais. A catequese serviu como um instrumento de dominação cultural e integração forçada.

A afirmação II também está correta, já que houve uma clara disputa entre os padres europeus e os xamãs indígenas pela influência religiosa sobre as comunidades nativas. Os xamãs, como líderes espirituais tradicionais, representavam a resistência cultural, enquanto os missionários buscavam substituir as crenças locais pelo catolicismo.

Por outro lado, a afirmação III está incorreta. Embora os missionários católicos tenham tido certo êxito na catequese, não foi a Ordem Franciscana a que mais se destacou nessa tarefa, mas sim a Companhia de Jesus (jesuítas). Os jesuítas foram os principais responsáveis pela criação de missões e reduções, onde concentraram seus esforços de conversão.

Portanto, as únicas afirmações corretas são I e II, tornando a alternativa D) somente em I e II a resposta adequada. Essa análise revela como a religião foi utilizada como ferramenta de controle durante a colonização, embora com resultados distintos conforme a estratégia e os agentes envolvidos.

Questão 42

“ (…) foi relativamente rápida a tragédia dos Waimiri-Atruahi. Foram derrotados, mas como os Txukahamai, impuseram imensas derrotas a seus inimigos brancos, através de muitos ataques entre 1968 e 1975. Depois disso, a doença, as muitas mortes, a invasão do território pela estrada, pela hidrelétrica, pela mineradora. A história se repete, mais ou menos a mesma, com os Arara, na Transamazônica, com os Parakanã, removidos três vezes em conseqüência da invasão de seu território pela estrada e pelas águas da hidrelétrica de Tucuruí.”
MARTINS, José de Souza. A chegada do estranho. São Paulo, Hucitec, 1993, p.75.

Se é possível falarmos hoje de uma História do índio no Brasil, é preciso considerar as rupturas e continuidades nos projetos de proteção ou de destruição de comunidades indígenas. Sobre isso, pode-se afirmar que

  • A)a história da expulsão de comunidades indígenas deve ser analisada não somente pelo seu viés econômico. Trata-se também da destruição de seus valores culturais. Tais valores foram reconhecidos e consagrados pela Carta Magna de 1988.
  • B)a legislação indigenista do período pombalino inaugurou a política de reconhecimento dos valores culturais dos índios que se manteria, sem alterações, ao longo do Império brasileiro.
  • C)o emprego de técnicas para disseminar doenças desconhecidas pelos índios é uma prática atual para acelerar o processo de extermínio de comunidades, na maior parte das vezes, assentadas em áreas inférteis e desvalorizadas para o capital.
  • D)ao contrário das expectativas otimistas e de uma história recente de preservação das comunidades, a população indígena tem diminuído nos últimos anos.
  • E)a conjuntura a que se refere o autor representa o período de ditadura, quando os projetos de expansão agrícola para as áreas amazônicas foram beneficiados com incentivos fiscais e por uma política agrária que não regularizava as terras pertencentes às comunidades indígenas.
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A alternativa correta é E)

O trecho apresentado, extraído da obra A chegada do estranho de José de Souza Martins, ilustra a violência e a destruição sofridas pelos povos indígenas no Brasil, especialmente durante o período da ditadura militar. A narrativa descreve a rápida devastação dos Waimiri-Atroari, dos Txukahamai, dos Arara e dos Parakanã, cujos territórios foram invadidos por estradas, hidrelétricas e mineradoras, resultando em mortes, doenças e remoções forçadas.

Essa realidade histórica reflete um padrão de violência colonial que persiste, embora com nuances diferentes, em diferentes períodos. A alternativa correta, E), aponta para o contexto específico da ditadura militar, quando projetos de expansão agrícola e infraestrutura na Amazônia foram impulsionados por incentivos fiscais e uma política agrária que ignorou os direitos territoriais indígenas. Esse período foi marcado pela aceleração da invasão de terras indígenas em nome do "desenvolvimento", sem qualquer preocupação com a preservação dessas comunidades.

Embora outras alternativas apresentem elementos relevantes — como a destruição cultural (A), a legislação indigenista (B), a disseminação de doenças (C) e a diminuição populacional (D) —, a alternativa E) é a que melhor se alinha com o contexto histórico descrito no texto. A conjuntura da ditadura militar foi especialmente brutal para os povos indígenas, pois o Estado priorizou a ocupação econômica da Amazônia em detrimento dos direitos humanos e territoriais dessas populações.

Portanto, a história dos povos indígenas no Brasil é marcada por ciclos de violência e resistência, e a análise desse processo exige uma compreensão crítica das políticas estatais e dos interesses econômicos que continuam a ameaçar suas existências.

Questão 43

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram- se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa


  • A)Foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
  • B)mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
  • C)passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
  • D)diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
  • E)resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.
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A alternativa correta é A)

O processo de colonização das Américas apresentou diferenças significativas entre as experiências vividas pelos indígenas na América portuguesa e na América inglesa. Enquanto na América inglesa não houve um esforço sistemático de catequese e conversão dos nativos ao cristianismo, na América portuguesa essa prática foi iniciada junto com o próprio processo de colonização, marcando profundamente as relações entre colonizadores e indígenas.

O texto destacado aponta que, na América portuguesa, a catequese dos índios foi uma característica central da colonização, além de ter ocorrido uma significativa mestiçagem entre as populações. Já na América inglesa, brancos e índios mantiveram-se mais separados, com confrontos frequentes e sem um processo organizado de conversão religiosa. Essas diferenças são fundamentais para entender as dinâmicas sociais e culturais que se desenvolveram em cada região.

Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a correta, pois destaca que as populações indígenas da América portuguesa foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu da mesma forma na América inglesa. Essa diferença está claramente expressa no texto, que contrasta as abordagens coloniais das duas potências europeias.

As demais alternativas não correspondem às informações fornecidas: a cultura indígena não se manteve intacta na América portuguesa (B), a mestiçagem não ocorreu amplamente na América inglesa (C), não houve devolução de terras aos indígenas (D) e eles não resistiram às doenças trazidas pelos europeus em nenhum dos casos (E). Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa A).

Questão 44

“ […] Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.”
O trecho acima, retirado da Carta que Pero Vaz de Caminha redigiu ao Rei D. Manuel, é um exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo e das pessoas que por aqui eles encontraram.
Quanto às sociedades indígenas do Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a que estiver INCORRETA:

  • A)Os contatos iniciais dos indígenas com os brancos foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Esta relação pacífica desapareceu à medida que os portugueses ocuparam suas terras e iniciaram sua escravização.
  • B)Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação, inexistindo o escravismo.
  • C)A antropofagia entre os indígenas tinha caráter ritual. Para alguns grupos a alimentação de carne humana era parte dos cultos religiosos e das tradições tribais.
  • D)As grandes nações indígenas estavam distribuídas por, praticamente, toda a extensão do território brasileiro. Os Tupis estavam espalhados pelo litoral e foram os primeiros a ter contato com os brancos.
  • E)Atualmente, estudos comprovam que a origem dos primeiros habitantes do Brasil é proveniente, unicamente, da corrente migratória asiática.
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A alternativa correta é E)

“[...] Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.”

O trecho acima, retirado da Carta que Pero Vaz de Caminha redigiu ao Rei D. Manuel, é um exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo e das pessoas que por aqui eles encontraram.

Quanto às sociedades indígenas do Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a que estiver INCORRETA:

  • A) Os contatos iniciais dos indígenas com os brancos foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Esta relação pacífica desapareceu à medida que os portugueses ocuparam suas terras e iniciaram sua escravização.
  • B) Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação, inexistindo o escravismo.
  • C) A antropofagia entre os indígenas tinha caráter ritual. Para alguns grupos a alimentação de carne humana era parte dos cultos religiosos e das tradições tribais.
  • D) As grandes nações indígenas estavam distribuídas por, praticamente, toda a extensão do território brasileiro. Os Tupis estavam espalhados pelo litoral e foram os primeiros a ter contato com os brancos.
  • E) Atualmente, estudos comprovam que a origem dos primeiros habitantes do Brasil é proveniente, unicamente, da corrente migratória asiática.

O gabarito correto é E).

Questão 45

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma
espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada
que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o
litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi
repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio,
escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais
desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu
radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o
café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar,
mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão
somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano.
Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se
modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava
a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas
(1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana
começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação
trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos
significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.






















Na capitania do Espírito Santo, as hostilidades indígenas impediram a fixação de ordens religiosas, como a dos jesuítas, para o trabalho de catequese que se pretendia executar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma complexa relação entre o Estado português e a iniciativa privada, expressa no sistema de capitanias hereditárias. Esse modelo, que dividiu o litoral brasileiro em grandes lotes entregues a particulares, consolidou estruturas como o latifúndio, a escravidão e a monocultura exportadora. No entanto, a afirmação de que as hostilidades indígenas impediram a fixação de ordens religiosas na capitania do Espírito Santo é equivocada.

Na realidade, a atuação dos jesuítas no Espírito Santo foi significativa, especialmente com a fundação do Colégio de São Tiago por José de Anchieta em 1551. Apesar dos conflitos com povos indígenas, como os aimorés, a presença religiosa não foi completamente bloqueada. Pelo contrário, os jesuítas desempenharam papel crucial na catequese e na mediação entre colonizadores e nativos.

Portanto, a afirmação apresentada está incorreta, pois ignora a efetiva atuação das ordens religiosas, particularmente dos jesuítas, na capitania do Espírito Santo durante o período colonial. A resistência indígena, embora intensa em algumas regiões, não impediu completamente o estabelecimento de missões e o trabalho de conversão religiosa.

Questão 46

Há aproximadamente cinco séculos os portugueses chegaram ao litoral brasileiro e foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas. Leia as

afirmativas abaixo:

I. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado. Entre outros fatores, podemos citar que isso ocorreu em decorrência do contágio por doenças trazidas pelos europeus.

pelos europeus.

II. Os Caraíbas estavam espalhados por todo o litoral do território brasileiro e foram os primeiros a ter contato com os portugueses.

III. Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação e a economia era de subsistência.

IV. Alguns grupos indígenas praticavam a antropo-fagia, atitude que tinha caráter ritual.

V. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Essa relação pacífica, porém, desapareceu à medida que os portugueses começaram a ocupar suas terras e iniciaram a sua escravização.

Assinale a alternativa correta:

  • A)Apenas I, II e III estão corretas
  • B)Apenas I, III, IV e V estão corretas
  • C)Apenas II e V estão corretas
  • D)Apenas I, II e IV estão corretas
  • E)Todas estão corretas
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A alternativa correta é B)

O encontro entre os portugueses e os povos indígenas no Brasil, há cinco séculos, marcou o início de um processo de colonização que transformou radicalmente a vida dessas populações nativas. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor esse contexto histórico e suas consequências.

A afirmativa I está correta, pois a colonização de fato levou à extinção de muitas sociedades indígenas, não apenas pela violência direta, mas também pelo contágio de doenças trazidas pelos europeus, para as quais os nativos não tinham imunidade.

A afirmativa II é incorreta. Embora os Tupinambás tenham sido um dos primeiros grupos a ter contato com os portugueses, os Caraíbas não estavam espalhados por todo o litoral brasileiro, sendo mais característicos de outras regiões da América.

A afirmativa III descreve corretamente aspectos fundamentais da organização social indígena, marcada por relações igualitárias, trabalho cooperativo e economia de subsistência, características que contrastavam com a sociedade europeia da época.

A afirmativa IV está correta ao mencionar a prática da antropofagia ritual por alguns grupos indígenas, um aspecto cultural que foi amplamente mal interpretado pelos colonizadores.

Por fim, a afirmativa V também está correta ao descrever a evolução dos primeiros contatos, que inicialmente foram amistosos, mas que se deterioraram rapidamente com a ocupação territorial e a escravização dos indígenas pelos portugueses.

Portanto, a alternativa correta é a B) Apenas I, III, IV e V estão corretas, pois essas afirmativas apresentam informações historicamente precisas sobre o encontro entre portugueses e indígenas e suas consequências.

Questão 47

Desde meados do século XVII até meados do século XVIII, a economia regional amazônica se fundamentou na força de trabalho indígena, organizada pelas ordens religiosas em missões no interior do vale do Amazonas e em reduções no Baixo Amazonas.

As reduções eram aldeamentos de indígenas:

  • A)transplantados de várias regiões amazônicas, cujo trabalho se dividia entre o sustento das aldeias e das fazendas dos religiosos.
  • B)nascidos no Baixo Amazonas, cujo trabalho era totalmente voltado para os colonos.
  • C)escravizados, cujo trabalho era destinado ao sustento das ordens religiosas localizadas no Baixo Amazonas.
  • D)escravizados, cujo trabalho era utilizado nas aldeias dos colonos do Baixo Amazonas.
  • E)localizados nas cidades do Baixo Amazonas, cujo trabalho se destinava ao auto-sustento.
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A alternativa correta é A)

Desde meados do século XVII até meados do século XVIII, a economia regional amazônica se fundamentou na força de trabalho indígena, organizada pelas ordens religiosas em missões no interior do vale do Amazonas e em reduções no Baixo Amazonas.

As reduções eram aldeamentos de indígenas transplantados de várias regiões amazônicas, cujo trabalho se dividia entre o sustento das aldeias e das fazendas dos religiosos. Essa estrutura permitia que as missões religiosas mantivessem tanto a subsistência das comunidades indígenas quanto a produção voltada para os interesses econômicos das ordens religiosas.

A alternativa correta é a A), pois reflete a realidade histórica da época, em que os indígenas eram realocados para essas reduções e seu trabalho era direcionado tanto para o auto-sustento das aldeias quanto para o benefício das instituições religiosas.

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