Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Há cerca de quatro milhões de anos, um ramo dos primatas que viviam em árvores começou a experimentar um novo meio de vida, aventurando-se em extensas pradarias, onde alguns passaram, então, a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros se avolumaram com a experiência de usar as mãos, agora livres para produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições mais hostis causadas pela mudança climática. Chimpanzés de duas patas evoluíram rapidamente em criaturas como você e eu ― primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e até a desenhar. Christopher Lloyd. O que aconteceu na história? A história do planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011, p. 81 (com adaptações). Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta. 

Há cerca de quatro milhões de anos, um ramo dos primatas
que viviam em árvores começou a experimentar um novo meio de
vida, aventurando-se em extensas pradarias, onde alguns passaram,
então, a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros
se avolumaram com a experiência de usar as mãos, agora livres para
produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições
mais hostis causadas pela mudança climática. Chimpanzés de duas
patas evoluíram rapidamente em criaturas como você e eu ―
primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e
até a desenhar.

Christopher Lloyd. O que aconteceu na história? A história do


planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje
. Rio de

Janeiro: Intrínseca, 2011, p. 81 (com adaptações).

Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação
das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta. 

Resposta:

A alternativa correta é A)

Essa mudança climática, que ocorreu há cerca de quatro milhões de anos, foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Com a necessidade de se adaptar às novas condições de vida, os primatas começaram a andar sobre duas patas, liberando assim as mãos para produzir ferramentas e objetos que os ajudassem a sobreviver.

Com o passar do tempo, esses primatas foram se tornando cada vez mais habilidosos e inteligentes, desenvolvendo ferramentas mais complexas e aprendendo a se comunicar de forma mais eficaz. Isso permitiu que eles se organizassem em grupos e desenvolvessem estruturas sociais mais complexas.

A mudança climática também foi responsável pela expansão territorial dos seres humanos. Com a necessidade de encontrar novas fontes de alimentos e recursos, as populações começaram a se dispersar por todo o planeta, levando a uma diversificação das culturas e sociedades.

Portanto, é correto afirmar que a mudança climática foi um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, como mencionado na opção A. Essa mudança permitiu que os seres humanos se adaptassem às novas condições de vida e desenvolvessem novas habilidades e tecnologias.

Já a opção B não é verdadeira, pois a compreensão dos eventos, estruturas e processos que constituíram as sociedades humanas pré-históricas depende fortemente de teorias, análises e informações advindas do campo da história natural.

A opção C também é incorreta, pois o chimpanzé comum não é o ancestral direto da espécie homo sapiens. Embora os chimpanzés sejam parentes próximos dos seres humanos, eles não são nossos ancestrais diretos.

A opção D também não é verdadeira, pois a migração de populações da África para o continente americano não foi facilitada pela contiguidade territorial existente antes da deriva continental. Na verdade, a migração humana para as Américas ocorreu muito mais tarde, por volta de 15 a 20 mil anos atrás.

Por fim, a opção E é completamente incorreta, pois as migrações da espécie humana não foram responsáveis pelo desaparecimento gradual da maioria das espécies de dinossauros. Os dinossauros se extinguiram há cerca de 65 milhões de anos, muito antes da emergência da espécie humana.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *