Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“No fim do paleolítico — idade da pedra lascada — há 12.000 anos, após centenas de milhares de anos de evolução biológica e cultural, as sociedades humanas haviam chegado a fabricar utensílios cada vez mais variados, aperfeiçoados e especializados, graças aos quais tinham desenvolvido modos de predação (caça, pesca, coleta) diferenciados, adaptados aos meios mais diversos. Essa especialização foi acentuada no neolítico — idade da pedra polida — e foi ao longo desse último período da Pré-história, menos de 10.000 anos depois, que várias dessas sociedades, entre as mais avançadas do momento, iniciaram a transição da predação à agricultura.” (MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010. p.97) Nesse contexto de transição entre o paleolítico e o neolítico ocorreu a Revolução Neolítica, considerada resultado de inovações tecnológicas que permitiram novas formas de organização das sociedades humanas. A respeito desse assunto, leia com atenção as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas não se alteraram. ( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi aproveitado para o desenvolvimento da pecuária. ( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas. ( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

“No fim do paleolítico — idade da pedra lascada — há 12.000 anos, após centenas de milhares
de anos de evolução biológica e cultural, as sociedades humanas haviam chegado a fabricar
utensílios cada vez mais variados, aperfeiçoados e especializados, graças aos quais tinham
desenvolvido modos de predação (caça, pesca, coleta) diferenciados, adaptados aos meios
mais diversos. Essa especialização foi acentuada no neolítico — idade da pedra polida — e foi
ao longo desse último período da Pré-história, menos de 10.000 anos depois, que várias
dessas sociedades, entre as mais avançadas do momento, iniciaram a transição da predação à
agricultura.”

(MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea.
São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010. p.97)

Nesse contexto de transição entre o paleolítico e o neolítico ocorreu a Revolução Neolítica,
considerada resultado de inovações tecnológicas que permitiram novas formas de organização
das sociedades humanas.
A respeito desse assunto, leia com atenção as afirmações abaixo e marque (V) para as
verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de
irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas
não se alteraram.
( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma
fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema
técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.
( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos
terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi
aproveitado para o desenvolvimento da pecuária.
( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o
estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e
se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização
condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas.
( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa
região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que
as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A resposta certa é a alternativa C) F, F, V, V, V. Vamos analisar cada uma das afirmações:
( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas não se alteraram.
Essa afirmação é FALSA. Com a transição para a agricultura, as sociedades pré-históricas passaram por mudanças significativas, inclusive no que se refere à linguagem. O desenvolvimento da agricultura permitiu a formação de comunidades mais complexas, o que exigiu a criação de sistemas de linguagem mais elaborados.
( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.
Essa afirmação é FALSA. A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado da especialização e adaptação às diferentes condições ambientais, mas não decorre de uma fragmentação da sociedade pré-histórica. Esses grupos desenvolveram sistemas técnicos especializados, mas isso não significa que houve uma dissociação natural entre eles.
( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi aproveitado para o desenvolvimento da pecuária.
Essa afirmação é VERDADEIRA. Os cultivos agrícolas neolíticos, de fato, utilizaram técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em desmatamento e abriu espaço para o desenvolvimento da pecuária.
( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas.
Essa afirmação é VERDADEIRA. O aumento populacional foi um dos fatores que propiciou mudanças no modo de vida, incluindo a formação de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se estabeleceram em pequenos vilarejos, o que foi possível graças a inovações técnicas e tecnológicas que permitiram a sedentarização.
( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo.
Essa afirmação é VERDADEIRA. O Oriente Próximo foi, de fato, um dos centros originários da revolução agrícola neolítica. A região passou por mudanças climáticas que favoreceram a exploração do solo e o desenvolvimento da agricultura.
Portanto, a resposta certa é a alternativa C) F, F, V, V, V.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *