Acerca do processo histórico que desencadeou a I Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.A ascensão econômica e política do Império Austro-Húngaro levou-o a confrontar os interesses ingleses nos Bálcãs. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, permitiu que se atribuísse ao imperialismo britânico a responsabilidade pelo clima de tensão regional, e constituiu o marco inicial da guerra.
Acerca do processo histórico que desencadeou a I Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A ascensão econômica e política do Império Austro-Húngaro levou-o a confrontar os interesses ingleses nos Bálcãs. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, permitiu que se atribuísse ao imperialismo britânico a responsabilidade pelo clima de tensão regional, e constituiu o marco inicial da guerra.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O item apresentado contém afirmações incorretas sobre o contexto histórico que levou à I Guerra Mundial, motivo pelo qual o gabarito correto é E) ERRADO.
Em primeiro lugar, não foi a ascensão do Império Austro-Húngaro que desencadeou o conflito direto com os interesses britânicos nos Bálcãs. Na realidade, a região era palco de disputas entre o Império Austro-Húngaro e o Império Russo, além de movimentos nacionalistas sérvios, com a Inglaterra desempenhando um papel secundário nessa questão específica.
Além disso, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo, em 1914, foi executado por um nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, e não pode ser atribuído ao imperialismo britânico. Esse evento serviu como estopim para a declaração de guerra da Áustria-Hungria contra a Sérvia, mas as causas da guerra são muito mais complexas, envolvendo um sistema de alianças, rivalidades imperialistas e militarismo crescente na Europa.
Portanto, a afirmação de que o imperialismo britânico foi responsabilizado pelo clima de tensão ou que o assassinato do arquiduque foi obra da Inglaterra é historicamente incorreta, justificando a marcação da alternativa como ERRADO.
Deixe um comentário