Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes, a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase meio século depois, a França escolheria esse mesmo cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e, segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial. (ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado) Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, é correto identificar

Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que
o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão
III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto
von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes,
a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase
meio século depois, a França escolheria esse mesmo
cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que
extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e,
segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial.
(ARARIPE, Luiz de Alencar.
“Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.).
História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado)
Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que
contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial,
é correto identificar

Resposta:

A alternativa correta é A)

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito marcado por uma complexa rede de tensões geopolíticas, nas quais o Império Alemão desempenhou um papel central. Como aponta o texto, a proclamação do II Reich no Palácio de Versalhes em 1871 simbolizou o surgimento de uma Alemanha unificada e poderosa, que logo se tornou uma ameaça ao equilíbrio de poder na Europa. As rivalidades que levaram à Grande Guerra estavam profundamente enraizadas na competição imperialista do período, especialmente no que diz respeito à concorrência militar e industrial entre a Alemanha e a Inglaterra. Além disso, as disputas territoriais com a França, em especial pela região da Alsácia-Lorena, e as tensões nos Bálcãs envolvendo o Império Russo, criaram um cenário propício para o conflito.

A alternativa correta, portanto, é a letra A, que sintetiza essas principais tensões: a rivalidade anglo-alemã, as questões territoriais franco-alemãs e os conflitos nos Bálcãs. Esses fatores, somados ao sistema de alianças que dividia a Europa em blocos antagônicos, foram decisivos para a eclosão da guerra em 1914. O Tratado de Versalhes, assinado no mesmo local onde o Império Alemão havia sido proclamado, não apenas encerrou o conflito, mas também plantou as sementes para novos desentendimentos, como sugere o texto. A humilhação imposta à Alemanha e as duras reparações de guerra criaram um ressentimento que seria explorado pelo nazismo décadas depois, levando ao segundo grande conflito mundial.

(Baseado em: ARARIPE, Luiz de Alencar. "Primeira Guerra Mundial". Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *