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      No pequeno intervalo desde que os meus primeiros fios de barba cresceram até que começassem a ficar grisalhos, nesse meio século, aconteceram mais transformações e mudanças radicais do que normalmente em dez gerações, e cada um de nós o sente: aconteceu demais! A minha vida foi invadida por todos os pálidos cavalos do Apocalipse, revolução e fome, inflação e terror, epidemias e emigração… Fui obrigado a ser testemunha indefesa e impotente do inimaginável retrocesso da humanidade para uma barbárie que há muito julgávamos esquecida… Mas, paradoxalmente, na mesma época em que o nosso mundo retrocedia um milênio no aspecto moral, vi a mesma humanidade elevar-se a feitos nunca antes imaginados no campo da técnica e do intelecto… Nunca, até a presente hora, a humanidade como um todo se comportou de maneira mais diabólica, e nunca produziu de forma tão divina. Stefan Zweig. Autobiografia – O mundo de ontem. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 14-6 (com adaptações).Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue (C ou E) o item a seguir.Entre as obras de grande expressão artística que abordam experiências ligadas à Primeira Guerra Mundial destacam-se o romance A montanha mágica, de Thomas Mann, o relato autobiográfico Tempestades de aço, de Ernst Jünger, e o painel Guernica, de Pablo Picasso.

      No pequeno intervalo desde que os meus primeiros fios
de barba cresceram até que começassem a ficar grisalhos,
nesse meio século, aconteceram mais transformações e mudanças
radicais do que normalmente em dez gerações, e cada um de nós
o sente: aconteceu demais! A minha vida foi invadida por todos
os pálidos cavalos do Apocalipse, revolução e fome, inflação
e terror, epidemias e emigração… Fui obrigado a ser testemunha
indefesa e impotente do inimaginável retrocesso da humanidade
para uma barbárie que há muito julgávamos esquecida…
Mas, paradoxalmente, na mesma época em que o nosso mundo
retrocedia um milênio no aspecto moral, vi a mesma humanidade
elevar-se a feitos nunca antes imaginados no campo da técnica
e do intelecto… Nunca, até a presente hora, a humanidade como
um todo se comportou de maneira mais diabólica, e nunca
produziu de forma tão divina.

Stefan Zweig. Autobiografia – O mundo de ontem. Rio
de Janeiro: Zahar, 2014, p. 14-6 (com adaptações).

Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue (C ou E) o item a seguir.

Entre as obras de grande expressão artística que abordam
experiências ligadas à Primeira Guerra Mundial destacam-se
o romance A montanha mágica, de Thomas Mann,
o relato autobiográfico Tempestades de aço, de Ernst Jünger,
e o painel Guernica, de Pablo Picasso.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto de Stefan Zweig em sua autobiografia O mundo de ontem reflete sobre as profundas transformações e contradições vividas pela humanidade no início do século XX. Ele descreve um período marcado por avanços tecnológicos e intelectuais sem precedentes, ao mesmo tempo em que testemunhou um retrocesso moral e a ascensão da barbárie. Essa dualidade entre progresso e destruição é uma característica marcante da época, especialmente durante e após a Primeira Guerra Mundial, que deixou marcas profundas na cultura e na arte.

No entanto, ao analisar as obras mencionadas no item a ser julgado, é importante destacar que Guernica, de Pablo Picasso, não está diretamente ligada à Primeira Guerra Mundial, mas sim à Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Enquanto A montanha mágica, de Thomas Mann, e Tempestades de aço, de Ernst Jünger, de fato abordam experiências relacionadas ao conflito de 1914-1918, a inclusão de Guernica como representação da Primeira Guerra é incorreta. Portanto, o gabarito E) ERRADO está correto, pois nem todas as obras citadas tratam especificamente desse período histórico.

A arte e a literatura desse tempo capturaram o desespero, a desilusão e a complexidade de uma era de extremos, mas é essencial contextualizar corretamente cada obra para evitar imprecisões históricas. A reflexão de Zweig sobre a dualidade humana permanece relevante, mas a análise das obras mencionadas requer atenção aos seus respectivos contextos.

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