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Questões Sobre Primeira Guerra Mundial - História - concurso

Questão 51

Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na:

  • A)Segunda Guerra Mundial.
  • B)Guerra Franco-Prussiana.
  • C)Guerra dos Boxers.
  • D)Guerra Civil Americana.
  • E)Primeira Guerra Mundial.
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A alternativa correta é E)

O cenário histórico que antecedeu a Primeira Guerra Mundial foi marcado por uma série de fatores complexos e interligados, que criaram as condições ideais para um conflito de proporções globais. Entre esses elementos, destacam-se os atritos permanentes decorrentes das disputas imperialistas, as rivalidades políticas enraizadas em um nacionalismo exacerbado e a formação de dois blocos de alianças antagônicas: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

O imperialismo do século XIX e início do XX acirrou as tensões entre as potências europeias, que competiam por territórios, recursos e influência em diversas regiões do mundo. Essa disputa por colônias e zonas de influência gerou conflitos localizados e um clima permanente de desconfiança entre as nações. Paralelamente, o nacionalismo extremado alimentou rivalidades históricas, como a entre França e Alemanha, e exacerbou os sentimentos de superioridade e destino manifesto de cada país.

A formação de alianças militares rígidas transformou essas tensões em uma verdadeira bomba-relógio. De um lado, a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; de outro, a Tríplice Entente, formada por França, Rússia e Grã-Bretanha. Esse sistema de alianças criou um mecanismo perigoso onde um conflito local poderia rapidamente escalar para uma guerra generalizada, como de fato ocorreu após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em 1914.

Portanto, a combinação desses fatores - imperialismo, nacionalismo extremado e sistema rígido de alianças - configura o quadro histórico preciso que levou ao eclodir da Primeira Guerra Mundial em 1914, tornando a alternativa E a correta. As outras opções apresentadas referem-se a conflitos distintos, tanto no tempo quanto em suas causas e características fundamentais.

Questão 52

Apesar de estarmos longe de um grande conflito internacional generalizado, como aconteceu em dois
momentos no século XX, tornando-se conhecidos como 1ª e 2ª guerras mundiais existem hoje, no planeta,
diversos conflitos localizados que muito preocupam as autoridades internacionais. Sobre estes conflitos, NÃO
se pode afirmar que: 

  • A)Os separatistas bascos que habitam a região localizada entre a Espanha e a França organizaram o ETA (Pátria Basca e Liberdade), que luta pela independência do país Basco, utilizando ações consideradas terroristas por diversos povos.
  • B)Com a dissolução da Iugoslávia – país multiétnico que tem hegemonia dos sérvios – , na década de 90, eclodiram diversos conflitos, lutas por independência e por separação, envolvendo as seis repúblicas e duas regiões autônomas (Kosovo, Voivodina) que compunham esse país.
  • C)Considerada a maior etnia sem Estado do mundo, os curdos, que ocupam territórios da Turquia, do Iraque, da Síria, do Irã e da Armênia lutam pela formação do Estado Curdo, o Curdistão.
  • D)Na Federação Russa ocorrem diversos conflitos étnicos, como por exemplo, nas repúblicas da Chechênia e do Daguestão, ambas, de maioria muçulmana, que exigem a formação de um Estado islâmico independente.
  • E)Confrontos decorrentes do expansionismo e de invasões estrangeiras, como por exemplo, os que têm ocorrido no Oriente Médio, envolvendo Israel, Palestina, Síria, Líbano, Egito e Jordânia ocorrem porque os libaneses lutam pelo reconhecimento e pela demarcação de fronteiras que configurem um Estado independente.
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A alternativa correta é E)

Apesar de estarmos longe de um grande conflito internacional generalizado, como aconteceu em dois momentos no século XX, tornando-se conhecidos como 1ª e 2ª guerras mundiais, existem hoje, no planeta, diversos conflitos localizados que muito preocupam as autoridades internacionais. Sobre estes conflitos, NÃO se pode afirmar que:

  • A) Os separatistas bascos que habitam a região localizada entre a Espanha e a França organizaram o ETA (Pátria Basca e Liberdade), que luta pela independência do país Basco, utilizando ações consideradas terroristas por diversos povos.
  • B) Com a dissolução da Iugoslávia – país multiétnico que tem hegemonia dos sérvios –, na década de 90, eclodiram diversos conflitos, lutas por independência e por separação, envolvendo as seis repúblicas e duas regiões autônomas (Kosovo, Voivodina) que compunham esse país.
  • C) Considerada a maior etnia sem Estado do mundo, os curdos, que ocupam territórios da Turquia, do Iraque, da Síria, do Irã e da Armênia lutam pela formação do Estado Curdo, o Curdistão.
  • D) Na Federação Russa ocorrem diversos conflitos étnicos, como por exemplo, nas repúblicas da Chechênia e do Daguestão, ambas, de maioria muçulmana, que exigem a formação de um Estado islâmico independente.
  • E) Confrontos decorrentes do expansionismo e de invasões estrangeiras, como por exemplo, os que têm ocorrido no Oriente Médio, envolvendo Israel, Palestina, Síria, Líbano, Egito e Jordânia ocorrem porque os libaneses lutam pelo reconhecimento e pela demarcação de fronteiras que configurem um Estado independente.

O gabarito correto é E), pois a afirmação sobre os libaneses lutarem pelo reconhecimento de um Estado independente não corresponde à realidade dos conflitos no Oriente Médio, que envolvem questões mais complexas, como disputas territoriais, religiosas e políticas entre múltiplos atores, e não apenas o Líbano.

Questão 53

O início da Primeira Guerra Mundial está fazendo 100 anos neste 2014. Denominada de A Grande Guerra, ela diferenciou-se das anteriores, porque

  • A)ao introduzir a cavalaria para abrir flancos nas fortificações inimigas, permitiu maior mobilidade da infantaria, causando grande mortandade.
  • B)sendo mundial, ela não se restringiu à Europa, envolvendo países da América, onde, aliás, ocorreu o Grande Massacre, no norte dos Estados Unidos.
  • C)introduziu armamentos sofisticados para a época, como a granada, a metralhadora e o canhão de tiro sequencial, não permitindo deslocamentos rápidos dos soldados e o contato corpo a corpo, como acontecia nas guerras anteriores.
  • D)foi fundamentalmente marítima, enquanto as anteriores foram terrestres; submarinos alemães, destruiram a Grande Marinha Real Inglesa.
  • E)introduziu um código de ética na guerra. A partir da Primeira Guerra Mundial, soldados não podiam mais matar civis, como era comum nas anteriores, quando as cidades eram sempre invadidas, causando grandes destruições.
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A alternativa correta é C)

O início da Primeira Guerra Mundial, que completou 100 anos em 2014, marcou um divisor de águas na história dos conflitos armados. Conhecida como A Grande Guerra, ela se diferenciou das guerras anteriores principalmente pela introdução de novas tecnologias e táticas que transformaram a natureza do combate.

A alternativa correta, C), destaca que a Primeira Guerra Mundial introduziu armamentos sofisticados para a época, como granadas, metralhadoras e canhões de tiro sequencial. Essas inovações tornaram os campos de batalha extremamente letais e reduziram drasticamente a mobilidade dos soldados, eliminando em grande parte os combates corpo a corpo que eram comuns em conflitos anteriores.

Esta característica foi fundamental para que a Primeira Guerra Mundial se tornasse um conflito de trincheiras, onde os exércitos ficavam estacionados por longos períodos em posições defensivas, resultando em um número de baixas sem precedentes na história. A guerra de movimento, típica dos séculos anteriores, deu lugar a uma guerra de desgaste, onde a tecnologia militar superou as táticas tradicionais.

As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a natureza do conflito. A cavalaria (A) teve seu papel reduzido, os combates não se concentraram na América (B), a guerra não foi predominantemente marítima (D), e não houve um código de ética que protegesse civis (E) - pelo contrário, a Primeira Guerra Mundial foi marcada pelo sofrimento da população civil em escala nunca vista antes.

Portanto, a introdução de novas armas e tecnologias (alternativa C) foi de fato o fator que mais diferenciou a Primeira Guerra Mundial dos conflitos anteriores, tornando-a um marco na evolução da guerra moderna.

Questão 54

Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

  • A)O governo brasileiro declarou guerra à Alemanha em 1914, após o torpedeamento de um navio, carregado de café, que acabara de deixar o porto de Santos.
  • B)O governo brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses do ministro das relações exteriores Lauro Muller, de origem alemã.
  • C)A partir de 1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da França com milhares de soldados desembarcados na região.
  • D)O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães.
  • E)Juntamente com a Argentina, o governo brasileiro organizou uma esquadra naval internacional incumbida de patrulhar o Atlântico Sul contra as ofensivas alemãs.
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A alternativa correta é D)

Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

  • A) O governo brasileiro declarou guerra à Alemanha em 1914, após o torpedeamento de um navio, carregado de café, que acabara de deixar o porto de Santos. (Incorreto: o Brasil só declarou guerra em 1917, após novos ataques a navios brasileiros.)
  • B) O governo brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses do ministro das relações exteriores Lauro Muller, de origem alemã. (Incorreto: a neutralidade inicial foi rompida em 1917, e Lauro Müller renunciou antes da declaração de guerra.)
  • C) A partir de 1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da França com milhares de soldados desembarcados na região. (Incorreto: o Brasil não enviou tropas terrestres para combate na Europa.)
  • D) O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães. (Correto: essa foi a efetiva contribuição militar do Brasil durante o conflito.)
  • E) Juntamente com a Argentina, o governo brasileiro organizou uma esquadra naval internacional incumbida de patrulhar o Atlântico Sul contra as ofensivas alemãs. (Incorreto: não houve colaboração conjunta com a Argentina nesse sentido.)

Portanto, a alternativa D é a única correta, conforme o gabarito.

Questão 55

Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destaca-se

  • A)o início do domínio europeu no continente africano.
  • B)a emergência da China como potência econômica mundial.
  • C)o surgimento de novos países na Europa.
  • D)a bipolarização do mundo entre o bloco liberal e o comunista.
  • E)o auge do processo de globalização da economia
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A alternativa correta é C)

Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destaca-se:

  • A) o início do domínio europeu no continente africano.
  • B) a emergência da China como potência econômica mundial.
  • C) o surgimento de novos países na Europa.
  • D) a bipolarização do mundo entre o bloco liberal e o comunista.
  • E) o auge do processo de globalização da economia.

O gabarito correto é C).

Questão 56

O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali.

Em novembro de 1918, a África, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados (…). Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. (…) Os sobreviventes que voltaram em 1918- 1919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos.

(Amadou Hampâté Bâ, Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Palas Athena/Casa das Áfricas, 2003, p. 312-313.)

Considerando o relato acima, é correto afirmar que


  • A)a presença dos soldados africanos contribuiu para construir uma identidade africana sustentada nos princípios bélicos do imperialismo europeu.
  • B)a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco.
  • C)o autor, ao apresentar a fragilidade do homem branco, instaurou um discurso inverso de superioridade dos africanos.
  • D)o autor, ao apresentar o norte da África como parte da França, exaltou o projeto imperialista francês e suas estratégias de integração cultural.
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A alternativa correta é B)

O relato de Amadou Hampâté Bâ em sua biografia Amkoullel, o menino fula oferece uma perspectiva valiosa sobre as consequências da participação africana na Primeira Guerra Mundial. O trecho destacado revela como o retorno dos soldados africanos após o conflito contribuiu para uma transformação significativa na mentalidade das populações colonizadas, especialmente no que diz respeito à percepção do colonizador europeu.

O autor descreve o orgulho sentido pelos africanos diante do papel desempenhado por seus combatentes na guerra, mas também aponta para um fenômeno social crucial: a desconstrução do mito da invencibilidade e perfeição do homem branco. Os sobreviventes que retornaram trouxeram consigo experiências que permitiram às comunidades africanas questionar a suposta superioridade racial dos europeus, já que haviam testemunhado sua vulnerabilidade e humanidade nos campos de batalha.

A alternativa B) é a correta porque capta precisamente essa mudança de perspectiva mencionada no texto. A participação dos soldados africanos no conflito não reforçou os princípios imperialistas (como sugere a alternativa A), mas sim permitiu o surgimento de questionamentos sobre a hierarquia racial imposta pelo colonialismo. O relato de Bâ não propõe uma inversão de superioridade (alternativa C), mas sim a percepção da humanidade compartilhada, nem exalta o projeto imperialista (alternativa D), já que seu enfoque está justamente na mudança da visão dos colonizados sobre os colonizadores.

Portanto, o texto de Hampâté Bâ ilustra como a experiência bélica contribuiu para um processo de descolonização mental, antecedendo as lutas políticas pela independência que marcariam o continente africano nas décadas seguintes.

Questão 57

Há um período da História que na Europa ficou conhecido como “La belle époque” (A bela época). Assinale a alterna­tiva correta a respeito deste período.

  • A)Trata-­se do período que vai do final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial (1914) quando houve grande desenvolvimento científico e otimismo das pessoas
  • B)O termo foi utilizado de maneira irônica por ter sido o momento das guerras mundiais que abalaram aquele continente com milhões de mortos e feridos.
  • C)Serviu de referência para que no Brasil a mesma expressão fosse utilizada pela sociedade burguesa beneficiada com o regime ditatorial dos anos sessenta do século XX.
  • D)Representou o período das grandes navegações quan­do belas peças de vestuário e especiarias eram trazidas do Oriente e satisfaziam a ânsia consumista dos nobres europeus
  • E)Compreendeu o período pós-­Segunda Guerra Mun­dial, quando os europeus puderam ter um alívio em seu cotidiano após duas guerras mundiais num mesmo século.
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A alternativa correta é A)

Há um período da História que na Europa ficou conhecido como "La Belle Époque" (A Bela Época), marcado por transformações significativas no cenário cultural, científico e social. A alternativa correta sobre esse período é a letra A, que o define como o intervalo entre o final do século XIX e o início da Primeira Guerra Mundial (1914), caracterizado por avanços tecnológicos, prosperidade econômica e um clima de otimismo generalizado.

Durante a Belle Époque, a Europa vivenciou uma série de inovações, como o desenvolvimento da eletricidade, do cinema, do automóvel e das comunicações, além de um florescimento das artes, com movimentos como o Impressionismo e o Art Nouveau. A burguesia desfrutava de um estilo de vida luxuoso, enquanto a ciência e a medicina avançavam, alimentando a crença no progresso contínuo da humanidade.

As outras alternativas apresentam equívocos históricos. A Belle Époque não está relacionada às guerras mundiais (B e E), nem às grandes navegações (D), tampouco à ditadura brasileira dos anos 1960 (C). O termo, aliás, só foi cunhado posteriormente, como uma nostalgia desse período de aparente paz e euforia antes da catástrofe da Primeira Guerra.

Portanto, a Belle Époque representa um momento único de efervescência cultural e fé no futuro, encerrado abruptamente pelo conflito de 1914, que abalou as certezas e o otimismo da civilização europeia.

Questão 58

“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodicamente emjantares onde evocamas lembranças da guerra, essas histórias de homens. Muitos são os que ficaram alquebrados por esses anos de horror, incapazes de se readaptar a uma vida civil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo da Grande Depressão. Para uma unidade que descia de Verdun, bastava ametade dos caminhões que tinham sido necessários para a ida. É a lembrança indelével que entretém as insônias e alimenta os pesadelos. E logo fica claro que esta não foi a última guerra. Em 1923, há o golpe de Munique.”

(VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e o enigma identitário in: História da Vida Privada São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.187.)

O golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria, está inserido no contexto do período entre Guerras e das consequências da Primeira Guerra Mundial. O referido golpe está associado à:


  • A)ascensão de Hitler e do Nazismo
  • B)grande marcha de MaoTsé-tung.
  • C)guerra civil espanhola.
  • D)marcha sobre Roma deMussolini.
  • E)morte de Franz Ferdinand
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A alternativa correta é A)

O trecho apresentado aborda as memórias traumáticas dos veteranos da Primeira Guerra Mundial e o impacto duradouro do conflito na sociedade europeia. Dentro desse contexto, o golpe de Munique (ou Putsch da Cervejaria) de 1923 é um evento crucial que sinaliza o início da ascensão de Adolf Hitler e do movimento nazista na Alemanha.

O Putsch da Cervejaria foi uma tentativa fracassada de golpe de estado liderada por Hitler e membros do Partido Nazista em Munique. Embora tenha sido um fracasso imediato, o evento serviu para projetar Hitler como figura política nacional e consolidar sua retórica ultranacionalista, que explorava o ressentimento alemão pós-Primeira Guerra. Durante seu breve julgamento, Hitler transformou o processo em uma plataforma de propaganda, ganhando visibilidade e simpatizantes.

As alternativas apresentadas na questão referem-se a outros eventos históricos distintos: a Grande Marcha de Mao Tsé-tung (B) está associada à Revolução Chinesa; a Guerra Civil Espanhola (C) ocorreu na década de 1930; a Marcha sobre Roma (D) marcou a ascensão de Mussolini na Itália em 1922; e a morte de Franz Ferdinand (E) foi o estopim da Primeira Guerra Mundial em 1914.

Portanto, a alternativa correta é efetivamente a A), pois o Putsch da Cervejaria representa um marco fundamental no processo de radicalização política que levaria Hitler ao poder uma década depois, tornando-se um prenúncio sombrio do que ainda estava por vir na Europa.

Questão 59

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que





  • A)difundiu as teorias socialistas.
  • B)acirrou as disputas territoriais.
  • C)superou as crises econômicas.
  • D)multiplicou os conflitos religiosos.
  • E)conteve os sentimentos xenófobos.
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda um período crucial da história mundial, marcado pelo Imperialismo e pela corrida colonialista europeia entre 1884 e 1914. Esse contexto histórico, como destacado por Hannah Arendt em As Origens do Totalitarismo, foi determinante para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, principalmente devido ao acirramento das disputas territoriais entre as potências europeias.

A alternativa correta, B) acirrou as disputas territoriais, reflete a dinâmica geopolítica da época. O Imperialismo levou as nações europeias a competirem por colônias na África e na Ásia, gerando tensões que se estenderam para o continente europeu. A formação de alianças rivais, como a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, e a crescente rivalidade entre potências como Alemanha, França e Reino Unido foram consequências diretas dessa disputa por territórios e influência.

As outras alternativas não correspondem ao impacto direto do Imperialismo no cenário pré-guerra. As teorias socialistas (A) ganharam força posteriormente, as crises econômicas (C) não foram superadas, os conflitos religiosos (D) não foram o fator principal, e os sentimentos xenófobos (E), na verdade, se intensificaram nesse período.

Portanto, a expansão imperialista e a competição por domínios coloniais criaram um ambiente de hostilidade e rivalidade entre as nações europeias, tornando-se um dos principais motivos para o início da Primeira Guerra Mundial em 1914.

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Questão 60

Este ano celebra-se o centenário de uma conflagração de dimensões continentais. Também se cumpre o 25.º aniversário da implosão do império soviético. Os acontecimentos de 1914 e 1989 condicionaram o século XX. Os primeiros 13 anos do século passado podem ser considerados um prolongamento do século XIX. A década posterior a 1990 se confunde com o início do século XXI. O período entre 1914 e 1989 se identifica com o surgimento dos totalitarismos, o enfrentamento militar entre as grandes potências e o fim da hegemonia europeia.
Rodrigo Botero Montoya. Lições da Grande Guerra e da Queda do Muro de Berlim. In: O Globo, 3/3/2014, p. 14.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item, relativos à história mundial contemporânea e a aspectos linguísticos do texto.

O texto remete à ideia de que, sob o ponto de vista histórico, o século XX é menor que o conjunto de cem anos. Nessa perspectiva, o longo século XIX, iniciado com as revoluções contra o Antigo Regime, em fins do século XVIII, estende-se até a Primeira Guerra Mundial, em 1914; já a derrocada da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teria antecipado, historicamente, o século XXI.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado estabelece uma reflexão sobre a periodização do século XX, sugerindo que este não se limita a um recorte cronológico rígido de cem anos, mas sim a um intervalo histórico marcado por eventos significativos. De acordo com a perspectiva abordada, o "longo século XIX" teria se estendido até o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, incorporando as transformações políticas e sociais iniciadas com as revoluções contra o Antigo Regime no final do século XVIII. Da mesma forma, a queda da União Soviética em 1989 teria antecipado simbolicamente o início do século XXI, encurtando assim a duração histórica do século XX.

Essa interpretação é corroborada pelo texto ao destacar que os anos entre 1914 e 1989 representam um período distinto, caracterizado pelo surgimento dos totalitarismos, conflitos entre grandes potências e o declínio da hegemonia europeia. Portanto, a afirmação de que o século XX é historicamente menor que cem anos está correta, pois sua delimitação é definida por marcos políticos e sociais, e não apenas por uma contagem linear do tempo.

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