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Pereira Neto, Revista Illustrada, 16/11/1889, apud B. Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 247.)


Com relação ao contexto intelectual próprio da passagem do Império para a República, com base na imagem, analise as afirmativas a seguir.


I. Os republicanos brasileiros, de orientação francesa, se inspiraram no uso de alegorias femininas para veicular ideais liberais, como a Marianne, vestida à romana, com túnica, sandálias e barrete frígio jacobino.


II. A figura feminina possuía um aspecto belicoso, indicado pelas armas que empunha e pelos louros da vitória encimados na bandeira do novo regime, em homenagem aos vitoriosos do 15 de novembro.


III. O visconde de Ouro Preto foi representado ajoelhado no ato de entrega do poder à República (a coroa), sustentada pelos militares, indicando que a nação brasileira alcançará o progresso sem guerra, em sintonia com a ideologia positivista.


Está correto o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

Gabarito: Letra E

 

As afirmativas I, II e III estão corretas.

 

vamos comentar as assertivas.

 

I. Os republicanos brasileiros, de orientação francesa, se inspiraram no uso de alegorias femininas para veicular ideais liberais, como a Marianne, vestida à romana, com túnica, sandálias e barrete frígio jacobino. (CORRETA)

 

José Murilo de Carvalho em seu livro "A formação das almas: imaginário da República no Brasil" aponta que a figura feminina passou a representar a República Francesa em oposição à monarquia desde 1792, quando o novo governo foi instalado após a queda do rei Luís XVI. A alegoria da mulher era associada aos ideais de liberdade e da pátria e que um pouco antes da proclamação da Terceira República francesa (1870) surgiu a figura popular da Marianne, que representaria o ideal republicano. Marianne foi recuperada pelos republicanos brasileiros e foi divulgada com uma mulher que se vestia como uma romana, com túnica, sandálias e o barrete frígio dos jacobinos.

 

 

II. A figura feminina possuía um aspecto belicoso, indicado pelas armas que empunha e pelos louros da vitória encimados na bandeira do novo regime, em homenagem aos vitoriosos do 15 de novembro. (CORRETA)

 

Na charge de Pereira Neto a figura da república possui um aspecto guerreiro, e, segundo José Murilo de Carvalho, lembra muito a deusa Atena. Essa comprovação do caráter bélico pode ser expressa na espada que ela traz na mão direita, no escudo na mão esquerda e nos louros da vitória encimados na bandeira do novo regime. Trata-se de uma homenagem da revista aos participantes da Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889.

 

 

III. O visconde de Ouro Preto foi representado ajoelhado no ato de entrega do poder à República (a coroa), sustentada pelos militares, indicando que a nação brasileira alcançará o progresso sem guerra, em sintonia com a ideologia positivista. (CORRETA)

 

Na charge podemos notar um homem ajoelhado entregando a coroa à República. O homem é o Visconde de Ouro Preto, último ministro do gabinete de D. Pedro II e que foi derrubado com o golpe da República. Atrás da República observamos o Marechal Deodoro e outros militares reunidos. Toda essa cena parece indicar que a República brasileira embora esteja vestida com elementos bélicos se fez sem qualquer guerra e o representante da monarquia parece aceitar o novo governo entregando a coroa imperial à mulher em sinal de reverência.

 

 

Referência:

 

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

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