A demanda da borracha nos países industrializados desencadeou o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 e 1912.
Sobre a expansão da produção gomífera nesse período, assinale a afirmativa correta.
- A) O deslocamento de grande contingente de mão de obra para sua exploração, sobretudo indígenas, por estarem mais aptos para a extração do látex.
- B) O enriquecimento e as transformações urbanas de Porto Velho, Manaus e Belém, principais portos de exportação do látex para a Europa, a Ásia e os Estados Unidos.
- C) A incorporação de novas áreas de exploração e a ocupação de parte do território da Bolívia por brasileiros, tensionando a relação entre os dois países.
- D) O desenvolvimento do sistema de aviamento, que financiava a compra de terras e de equipamentos para a produção e a exportação da borracha para os seringalistas.
- E) A introdução da monocultura da seringueira, facilitada pela fertilidade do solo e pela abertura de clareiras na floresta, garantindo ao Brasil o monopólio da produção gomífera.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A incorporação de novas áreas de exploração e a ocupação de parte do território da Bolívia por brasileiros, tensionando a relação entre os dois países.
Gabarito: ALTERNATIVA C
A demanda da borracha nos países industrializados desencadeou o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 e 1912.
Sobre a expansão da produção gomífera nesse período, assinale a afirmativa correta.
- a) O deslocamento de grande contingente de mão de obra para sua exploração, sobretudo indígenas, por estarem mais aptos para a extração do látex.
As transformações da Segunda Revolução Industrial em meados do século XIX abriram as possibilidades para novas produções, demandando novas matérias primas. Com isso, a demanda internacional por borracha sofreu uma rápida expansão, num momento em que o Brasil praticamente dominava a oferta internacional do produto, que, até então, tinha aplicações muito limitadas. Frente à nova demanda, foi necessário o recrutamento de novos trabalhadores para extrair o látex na Amazônia, sendo Manaus e Belém os principais polos urbanos a organizar essa demanda. Com o sul-sudeste concentrado na produção cafeeira, foi no Nordeste, que vivia um duro ciclo de secas associado ao declínio da economia açucareira, onde se encontrou mão de obra ociosa para o empreendimento. Alternativa errada.
- b) O enriquecimento e as transformações urbanas de Porto Velho, Manaus e Belém, principais portos de exportação do látex para a Europa, a Ásia e os Estados Unidos.
Em primeiro lugar, a Ásia não era um destino da exportação gomífera brasileira. Entenda o estudante que a borracha era comprada para ser empregada em grande escala na indústria, que vivia sua segunda revolução na segunda metade do século XIX. Ou seja, não teria sentido se falar de exportar o produto para uma região não industrializada, como a Ásia do período - consequentemente, os grandes polos de atração eram Estados Unidos e Europa. Por fim, as duas grandes cidades exportadoras de borracha foram Manaus e Belém, cujas reformas urbanas foram financiadas pelos lucros decorrentes da venda do produto. Alternativa errada.
- c) A incorporação de novas áreas de exploração e a ocupação de parte do território da Bolívia por brasileiros, tensionando a relação entre os dois países.
A alternativa faz referência à colonização do Acre. Ocorre que a região era território boliviano praticamente inexplorado, mas com um grande potencial de produção gomífera. Os brasileiros, percorrendo a floresta em busca de seringueiras, acabaram avançando sobre território da Bolívia, gerando conflitos com bolivianos e com o governo boliviano. Passou a ser uma região bastante tensa entre os dois países e o conflito só seria dirimido com o Tratado de Petrópolis (1903), consagrando a compra do território pelo Brasil. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) O desenvolvimento do sistema de aviamento, que financiava a compra de terras e de equipamentos para a produção e a exportação da borracha para os seringalistas.
O sistema de aviamento era o adiantamento de mercadorias por crédito. Nesse sistema, as casas de aviamento forneciam a crédito informal bens de consumo e instrumentos de trabalho aos seringalistas para viabilizar a exploração da borracha. O extrativista, posteriormente, pagava seu consumo com parte da sua produção de produtos extraídos na floresta. No entanto, esse sistema de crédito informal data do período colonial e foi apenas consolidado durante o ciclo da borracha. Alternativa errada.
- e) A introdução da monocultura da seringueira, facilitada pela fertilidade do solo e pela abertura de clareiras na floresta, garantindo ao Brasil o monopólio da produção gomífera.
Sobre esse tema, é importante que o estudante compreenda o modelo produtivo da borracha no Brasil. Ao contrário do que os ingleses fariam na Ásia, as seringueiras brasileiras não eram cultivadas intensivamente, mas estavam dispersas dentro da mata. Ou seja, o seringueiro percorria grandes distâncias entre as árvores para extrair o látex, o que diminuía sensivelmente a produtividade da atividade econômica. As técnicas de extração praticamente não foram alteradas com a explosão da demanda internacional, o que passou despercebido enquanto o Brasil dominou sozinho o grande mercado da borracha; mas se provaria inviável quando se criou uma competição internacional sobre o produto. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário