Continua após a publicidade..
A Guerra de Canudos ocorrida na Bahia há um século, é, sob muitos aspectos, semelhante à Guerra do Contestado acontecida em solo catarinense há oitenta e dois anos. Sobre o tema, leia o texto abaixo, e assinale a alternativa INCORRETA.”A Guerra do Contestado, 1912-16, é um episódio complexo, alimentado por múltiplos fatores que se inter-relacionam, entre eles, a miséria social, o messianismo, o curandeirismo, a guerra convencional, as táticas de guerrilhas, o puro banditismo. (…) O epílogo da Guerra é um desastre. Tanto sofrimento não gerou qualquer benefício para os excluídos de 1912, que continuam em idêntica condição, em 1916, quando a guerra mal fecha as portas.” (SACHET, Celestino e SACHET, Sérgio. Santa Catarina – 100 anos de história. Vol.1. Florianópolis: Século Catarinense, 1997; p. 509)
- A) O nome Contestado diz respeito à região do Meio Oeste catarinense que naquele tempo era pretendida pelo Estado do Paraná.
- B) As famílias dos revoltosos que sobreviveram à Guerra do Contestado, tiveram, posteriormente, direito a indenizações.
- C) A expulsão de milhares de posseiros daquelas terras contou com o aval do Governo Federal, que cedeu imensas áreas aos concessionários estrangeiros da estrada-de-ferro recém-construída e o direito de exploração de madeira da região.
- D) Os massacres ocorridos no Contestado e em Canudos, por tropas governamentais, foram justificados como necessários para erradicar pessoas perigosas tidas como fanáticas e monarquistas.
- E) Os limites atuais entre Paraná e Santa Catarina ficaram estabelecidos em um acordo firmado após o término do conflito.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As famílias dos revoltosos que sobreviveram à Guerra do Contestado, tiveram, posteriormente, direito a indenizações.
Essa afirmativa é incorreta, pois as famílias dos revoltosos que sobreviveram à Guerra do Contestado não tiveram direito a indenizações. Na realidade, o conflito resultou em muitas mortes e sofrimento, mas não gerou benefícios para os excluídos da região, que continuaram em condições precárias mesmo após o fim da guerra, como mencionado no texto citado.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário