Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Guerra do Contestado (1912-1916) foi um conflito que ocorreu durante a Primeira República e é considerado a maior guerra interna da história do Brasil. Tal conflito ocorreu na região sul do Paraná, fronteira com Santa Catarina, chamada de Contestado, pois estava sendo disputada pelos dois estados. Entre os principais motivos desse confronto, podemos citar:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a presença de empresas estrangeiras que, junto aos grandes latifundiários, expulsavam os trabalhadores de suas terras.

Gabarito: alternativa A)

 

O tema central da questão é a Guerra do Contestado (1912-1916), um conflito sócio-político entre Paraná e Santa Catarina representado pela disputa territorial entre os dois estados. 


Devemos assinalar a alternativa que apresenta, de forma correta, um motivo desse confronto.
 

a)  a presença de empresas estrangeiras que, junto aos grandes latifundiários, expulsavam os trabalhadores de suas terras.

Correta! Os grandes empreendimentos estrangeiros e os grandes latifundiários realmente expulsavam os trabalhadores de suas terras na região do Contestado. O exemplo mais notável disso é o da empresa estadunidense Brazil Railway Company, liderada por Percival Farquhar. Tal empresa promoveu a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul e para isso adquiriu terras, desapropriando pessoas e gerando um impacto social na região.


b)  a mudança na política do governo, que valorizava a mão de obra local e os pequenos proprietários.

Incorreta. As políticas governamentais valorizavam os grandes empresários e latifundiários. As desapropriações, empreendidas sobretudo por empresas estrangeiras, agravaram a pobreza na região, algo que representou solo fértil para o surgimento de figuras messiânicas, como a de José Maria de Santo Agostinho, uma espécie de guia religioso daquela população que enfrentava dificuldades naquela região.


c)  a presença constante do governo federal, que mediava a relação entre os posseiros e os representantes das empresas estrangeiras.

Incorreta. O governo beneficiava os representantes das empresas estrangeiras, os posseiros passaram dificuldades.


d)  o impacto da presença dos colonos alemães e italianos na cultura local e a reação dos posseiros a eles.

Incorreta. Esse não é um dos principais motivos do conflito.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *