Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Guerra do Contestado ocorreu em Santa Catarina na primeira década do século XX, e esteve relacionada com a presença de empresas estrangeiras na região.


Sobre esse conflito, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apoio dos grandes latifundiários e parte do Exército brasileiro aos sertanejos para retirada de empresas estrangeiras da região “Contestada”.

 

GabaritoLetra D

 

A Guerra do Contestado (1912 – 1916) foi um movimento que ocorreu na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, em uma região contestada (disputada) pelos dois estados, que por isso ficou conhecida como Contestado.

 

Em torno de um líder messiânico, chamado Monge José Maria, agruparam-se posseiros expulsos de suas terras, devido a construção de uma ferrovia e à ação dos coronéis locais.

 

Marginalizados e empobrecidos, os sertanejos perambularam por localidades disputadas por catarinenses e paranaenses. Num conflito com esses últimos, apossaram-se de armas e iniciaram uma organização militar.

 

O sertanejos do Contestado passaram a ser perseguidos por pessoas a mando dos coronéis-fazendeiros e dirigentes das empresas estrangeiras estabelecidas na região, com o apoio de tropas do governo. O objetivo era destruir a organização comunitária e expulsar os sertanejos das terras que ocupavam.

 

O assassinato do líder José Maria por forças policiais, em 1912, não enfraqueceu o movimento. A partir de 1913, por várias vezes tropas dos governos estadual e federal lançaram ataques contra os redutos rebeldes. Em setembro de 1914, uma tropa federal composta de 7 mil soldados ocupou a região. Usando armamentos pesados, os soldados tiveram que enfrentar encarniçada resistência da população local, munidos de velhas espingardas, foices e facões.

 

Somente em janeiro de 1916, o último líder dos sertanejos foi preso e a Guerra do Contestado chegou ao fim.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

A questão quer saber qual das alternativas apresenta um fato incorreto sobre a Guerra do Contestado. Assim, as demais alternativas estão incorretas por apresentarem fatos corretos sobre esse episódio.

 

Letra A: Era grande o número de sertanejos estabelecidos nessa região do Contestado, vivendo, semi-isolados, da extração de erva-mate e madeira e da criação de gado desde o século XVIII. Com o início da construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo a Rio Grande do Sul, em 1890, muitos deles foram desalojados dessas terras, perdendo também seu meio de vida.

 

Como parte do pagamento à empresa construtora, o governo estadual doou 15 quilômetros de terra de cada lado da linha, prejudicando camponeses que ali viviam. A situação era agravada pela presença de madeireiras.

 

Letra B: Foi a partir da construção da Estrada de Ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, que pequenos proprietários foram expulsos de suas terras.

 

Alguns conseguiram trabalho, sob duras condições, com os fazendeiros locais e, a partir de 1908, em duas empresas estadunidenses que ali passaram a atuar: a Brazil Railway Company, contratada pelo governo para terminar a construção da ferrovia que havia sido interrompida, e sua coligada Southern Brazil Lamber and Colonization, que herdou o direito de explorar e vender a madeira na faixa de terreno desapropriada ao longo desta ferrovia.

 

Os problemas sociais e a disputa pela terra se agravaram quando a Brazil Railway Company, para aumentar a sua receita, passou a contratar trabalhadores de outros estados e, em 1910, quando a ferrovia ficou pronta, demitiu todos os seus funcionários.

 

Letra C: Sem terras e famintos, os sertanejos do Contestado começaram a se organizar sob a liderança de um “monge” chamado João Maria. Após a sua morte, seu lugar foi ocupado por outro “monge”, Miguel Lucena Boaventura, conhecido como José Maria.

 

O líder messiânico José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados que compunham a chamada Monarquia Celeste. A “monarquia” do Contestado tinha um governo próprio e normas igualitárias, não obedecendo às ordens das autoridades da República.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *