A imagem exposta a seguir, extraída da capa da Revista Tagarela de 25 de agosto de 1904, apresenta um suposto diálogo entre a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Sobre as medidas sanitaristas adotadas por Oswaldo Cruz naquele período.
Disponível em:https://twitter.com/maishistoriapf/status/1266908555350888449. Acesso: 18/06/2023.
Analise as proposições:
I– Oswaldo Cruz conseguiu acabar com as epidemias, após estabelecer uma campanha, na qual se pagava pelos ratos que eram entregues à secretária de saúde e conseguir vacinar toda população contra varíola após a obrigatoriedade da vacina.
II– A crítica à vacina obrigatória contra a varíola não foi aceita pela população, porque algumas pessoas vacinadas desenvolveram características de animais, já que a vacina era produzida a partir das vacas.
III– Oswaldo Cruz organizou uma campanha de saneamento básico na cidade do Rio de Janeiro. Dentre os objetivos da campanha, estava o combate aos ratos (para combater a peste bubônica), ao mosquito Aeds Egypt (para combate da febre amarela) e a instituição da vacinação obrigatória contra a varíola.
IV– Oswaldo Cruz conseguiu eliminar totalmente o mosquito Aeds Egypt, que reapareceu no final do século XX, apesar do negacionismo do presidente Rodrigues Alves que impediu a consolidação das ideias de Oswaldo Cruz. provocando a morte de centenas de pessoas no Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
- A) I e II.
- B) III.
- C) I e III.
- D) II.
- E) IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) III.
Gabarito: Letra B
A questão aborda aspectos da Revolta da Vacina ocorrida em 1904. Analisemos as afirmativas de forma a identificar as corretas:
Incorreta: Oswaldo Cruz não conseguiu acabar com as epidemias da cidade, apesar da campanha de compra de ratos, como parte do combate à peste bubônica. Isso porque, no que diz respeito à epidemia da varíola, poucos dias após a Revolta da Vacina a lei de vacinação obrigatória contra a varíola foi revogada, logo, a Saúde Pública não conseguiu vacinar toda a população, não sendo possível afirmar que as epidemias presentes na cidade do Rio de Janeiro foram de fato controladas, prova disso, é que quatro anos depois da revolta, uma nova epidemia de varíola matou 6.400 pessoas no Rio de Janeiro.
Incorreta: A crítica contra a vacinação obrigatória partiu da população, de opositores políticos de Rodrigues Alves e da imprensa, e decorreu, dentre outras coisas, da forma autoritária com que a medida foi tomada e da falta de esclarecimentos à população sobre o funcionamento e os benefícios da vacinação por parte do poder público. Produzida a partir de um vírus que atingia os vitelos bovinos, a vacina não desenvolvia características animais nas pessoas vacinadas, embora esse fosse um discurso elaborado pelos oposicionistas do governo.
III- Oswaldo Cruz organizou uma campanha de saneamento básico na cidade do Rio de Janeiro. Dentre os objetivos da campanha, estava o combate aos ratos (para combater a peste bubônica), ao mosquito Aeds Egypt (para combate da febre amarela) e a instituição da vacinação obrigatória contra a varíola.
Correta: Durante a Primeira República, o médico sanitarista Oswaldo Cruz assumiu a tarefa de enfrentar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, doenças que assolavam a população da cidade. Para isso, procurou atacar a peste bubônica através da caça aos ratos, cujas as pulgas transmitiam a doença, a febre amarela a partir do combate aos mosquitos e a varíola através da vacinação em massa de toda a população.
IV- Oswaldo Cruz conseguiu eliminar totalmente o mosquito Aeds Egypt, que reapareceu no final do século XX, apesar do negacionismo do presidente Rodrigues Alves que impediu a consolidação das ideias de Oswaldo Cruz. provocando a morte de centenas de pessoas no Brasil.
Incorreta: Dois erros nessa proposição. Oswaldo Cruz não conseguiu eliminar totalmente o mosquito Aeds Egypt, tendo em vista que esse só foi eliminado no Brasil nos anos 40 do século 20, mas retornou ao país nas décadas de 1970 e 1980. Além disso, o presidente Rodrigues Alves não era um negacionista que impediu a consolidação das ideias de Oswaldo Cruz. Pelo contrário, foi ele quem enviou, em junho de 1904, a proposta de lei ao Congresso Nacional que previa a vacinação obrigatória contra a varíola.
Logo, apenas a afirmativa III está correta e o gabarito é a Letra B.
Referências:
BBC NEWS BRASIL. Como mosquito egípcio chegou ao Brasil e matou 10 mil pessoas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crgeqq9j2l1o Acesso em 04 de abr. De 2024.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
FIOCRUZ. Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz. Biografia: vida pessoal e trajetória científica – Campanha contra a peste. Disponível em: https://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/trajetoria-cientifica/na-diretoria-geral-de-saude-publica/campanha-contra-a-peste Acesso em 04 de abr. De 2024.
FIOCRUZ. Como era produzida a vacina contra varíola no passado? Que tecnologia era utilizada? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-era-produzida-vacina-contra-variola-no-passado-que-tecnologia-era-utilizada#:~:text=Atualizada%20em%2006.09.22:%20No,que%20atingia%20os%20vitelos%20bovinos. Acesso em 04 de abr. De 2024.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário