A mão de obra do imigrante na indústria nacional
Década
Total
1900–09
622.407
1910–19
815.050
1920–29
846.647
(MERRICK, T.; GRAHAM, D. População e Desenvolvimento Econômico no Brasil. RJ: Jorge Zahar, 1979. p. 125. Adaptado.)
Analisando-se o papel do imigrante no Brasil durante a Primeira República indicado na tabela, deduz-se que
- A) a maior quantidade de imigrantes era de nacionalidade portuguesa, pela facilidade de adaptação em relação à língua, na primeira década do século XX.
- B) a quantidade de imigrantes italianos aumentou durante as três primeiras décadas do século XX, atraídos pelo desenvolvimento da indústria brasileira.
- C) a quantidade de imigrantes de maneira geral aumentou, devido ao crescimento industrial do país, apesar da redução de portugueses, italianos e espanhóis.
- D) a quantidade de japoneses no país diminuiu durante a Primeira República, devido ao impedimento imposto à entrada de asiáticos no Brasil.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a quantidade de imigrantes de maneira geral aumentou, devido ao crescimento industrial do país, apesar da redução de portugueses, italianos e espanhóis.
Vamos analisar cada alternativa à luz dos dados apresentados na tabela.
A) a maior quantidade de imigrantes era de nacionalidade portuguesa, pela facilidade de adaptação em relação à língua, na primeira década do século XX.
CORRETO. De acordo com a tabela, na primeira década do século XX, o maior grupo de imigrantes era de fato de nacionalidade portuguesa, com um total de 195.586 imigrantes. No entanto, é importante notar que a questão não fornece informações suficientes para afirmar que a facilidade de adaptação em relação à língua foi a razão para essa imigração. Portanto, embora a primeira parte da afirmação esteja correta, a segunda parte é uma suposição.
B) a quantidade de imigrantes italianos aumentou durante as três primeiras décadas do século XX, atraídos pelo desenvolvimento da indústria brasileira.
INCORRETO. Ao contrário do que a alternativa sugere, a quantidade de imigrantes italianos diminuiu durante as três primeiras décadas do século XX. Em 1900-09, havia 221.394 imigrantes italianos; em 1910-19, esse número caiu para 138.168; e em 1920-29, para 106.835. Portanto, a afirmação está incorreta.
C) a quantidade de imigrantes de maneira geral aumentou, devido ao crescimento industrial do país, apesar da redução de portugueses, italianos e espanhóis.
CORRETO. A tabela mostra que o número total de imigrantes aumentou de 622.407 em 1900-09 para 846.647 em 1920-29. Embora o número de imigrantes portugueses, italianos e espanhóis tenha diminuído durante esse período, o número total de imigrantes aumentou, sugerindo que outros grupos de imigrantes podem ter aumentado. No entanto, a questão não fornece informações suficientes para afirmar que o crescimento industrial do país foi a causa desse aumento na imigração.
D) a quantidade de japoneses no país diminuiu durante a Primeira República, devido ao impedimento imposto à entrada de asiáticos no Brasil.
INCORRETO. A tabela mostra que o número de imigrantes japoneses aumentou de 861 em 1900-09 para 58.284 em 1920-29. Portanto, a afirmação está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
Deixe um comentário