A mostra artística de Anita Malfatti abalou a cultura nacional e abriu o caminho para a semana de Arte Moderna de 1922. Elogiada na Europa, Anita enfrentou duras críticas internas, como as de Monteiro Lobato que escreveu:
“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. […] A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. […] Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso e cia.” (O Diário de São Paulo, dez. 1917)
É correto afirmar que os modernistas
- A) libertaram a arte brasileira da influência e domínio dos padrões acadêmicos europeus.
- B) usaram temas, cores e formas nacionais criando a primeira arte efetivamente brasileira.
- C) representavam uma expressão de arte voltada ao rural e ao indígena ante a urbanização.
- D) mantiveram como tema personas históricas poderosas, mas com liberdade de forma.
- E) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, ressignificando temas nacionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, ressignificando temas nacionais.
Gabarito: ALTERNATIVA E
É correto afirmar que os modernistas
- a) libertaram a arte brasileira da influência e domínio dos padrões acadêmicos europeus.
A alternativa leva a pensar em uma das tensões fundamentais do modernismo brasileiro: a "antropofagia cultural" do Manifesto Pau-Brasil não se baseava na negação da existência das vanguardas e das escolas europeias, mas na absorção crítica, seletiva e miscigenada de seus princípios. Isto é, ao mesmo tempo em que se rompia com os modelos estéticos europeus na representação, dialogava-se com suas vanguardas para ajudar a compor uma interpretação terminalmente brasileira sobre as artes e sobre o próprio país. A base nacional do modernismo brasileiro lhe impunha uma dinâmica de assimilação e diálogo muito inovadores para as artes no Brasil. Alternativa errada.
- b) usaram temas, cores e formas nacionais criando a primeira arte efetivamente brasileira.
É muito complicado se falar em "arte efetivamente brasileira", uma vez que as expressões artísticas dificilmente podem ser resumidas à vivência de um país. Como explicado acima, os modernistas brasileiros tinham pontos de contato significativos com as vanguardas europeias, assim como outras formas artísticas nacional também estavam em diálogos com escolas artísticas de outros países. O que não impediu de surgir experiências muito fortes com características profundamente brasileiras, como o caso do nosso barroco e das expressões do nosso romantismo. Além disso, não se pode descartar as múltiplas manifestações artísticas populares por todo o território, o que não pode ser descartado também como expressões da brasilidade nas artes. Alternativa errada.
- c) representavam uma expressão de arte voltada ao rural e ao indígena ante a urbanização.
A noção de predomínio dos temas indígenas sobre a realidade urbana brasileira era mais presente no Romantismo brasileiro, escola artística predominante do século XIX e, portanto, anterior ao Modernismo. Os artistas modernistas brasileiros não negariam as feições rurais do país, mas também estariam atentos ao crescente processo de urbanização e de industrialização do país. Assim, pensavam o país não só a partir de suas raízes agroexportadoras, mas também projetavam suas possibilidades desenvolvimentistas no século XX. Alternativa errada.
- d) mantiveram como tema personas históricas poderosas, mas com liberdade de forma.
Um dos aspectos mais recorrentes nas artes plásticas modernas brasileiras seria o olhar renovado para a população, pensando na massa em detrimento do predomínio das narrativas dominadas pelas grandes figuras históricas. Não são raras as obras que se dedicam a retratar as pessoas comuns, os operários das novas indústrias e os trabalhadores das velhas lavouras cafeeiras. Alternativa errada.
- e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, ressignificando temas nacionais.
A lógica das belas artes ainda dominava o cenário artístico brasileiro naquele início do século XX. As grandes transformações estéticas e intelectuais do fin de siècle e as possibilidades daquele início de entreguerras pareciam passar completamente ao largo da vida cultural brasileira, mesmo num centro econômico importante como São Paulo. O esforço daqueles jovens artistas modernistas passava pela proposição de um grande choque estético da cidade para uma renovação geral das artes. Compreender as questões brasileiras em franco diálogo - e não submissão - estético e artístico com as principais vanguardas europeias era uma urgência e, portanto, a organização de uma Semana de Arte capaz de demonstrar várias vertentes desse nascente modernismo brasileiro, como a música, a poesia, a pintura e a escultura. Ou seja, os temas nacionais estavam, sim, presentes nessas discussões, mas não mais nos moldes tradicionais do nacionalismo romântico e em diálogo amplo e crítico com as vanguardas europeias e com os rumos do Brasil. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
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