A partir do texto do historiador Gilberto Timazi, assinale a alternativa CORRETA.
“Traçando uma linha que passa entre os municípios de Palmas, União da Vitória, Rio Negro, Lages, Curitibanos e Campos Novos, abrangendo cerca de 28 mil quilômetros quadrados, a terça parte do atual estado de Santa Catarina, a região do meio oeste e planalto norte, abrangendo também uma parte do sul e sudoeste do Paraná, configura-se a região onde ocorreu, na segunda década do século XX, um dos conflitos sociais mais sangrentos da história do Brasil.”
- A) Refere-se à Revolta do Contestado, em que reinava um clima de tensão social entre os coronéis locais de um lado, e do outro, indígenas e posseiros.
- B) Trata-se do local onde Antônio Conselheiro ergueu o Arraial de Canudos, lutando contra os desmandos dos coronéis locais e a restauração da monarquia.
- C) Indignados contra as taxações impostas pelo governo republicano, os pequenos fazendeiros lutavam contra o valor da carne de charque no mercado nacional, episódio conhecido por Guerra dos Emboabas.
- D) Defendendo os interesses da Railway Company, os posseiros lutaram contra os coronéis locais que não admitiam ter suas propriedades desapropriadas para abertura de estradas de ferro.
- E) A Guerra dos Farrapos teve sua origem na expulsão dos camponeses pobres de suas pequenas propriedades, para que grandes fazendeiros pudessem expandir suas fazendas de erva-mate e gado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A):
Refere-se à Revolta do Contestado, em que reinava um clima de tensão social entre os coronéis locais de um lado, e do outro, indígenas e posseiros.
A Revolta do Contestado foi um conflito ocorrido entre 1912 e 1916 na região fronteiriça entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Este conflito envolveu várias questões, incluindo disputas de terras, desapropriações para a construção de ferrovias pela Brazil Railway Company, e tensões sociais entre coronéis, posseiros e camponeses. A disputa territorial e a resistência contra a perda de terras foram os catalisadores principais deste sangrento episódio da história brasileira.
Deixe um comentário