A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que na primeira eleição caberia à Assembleia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes. Encerrava-se, assim, o período conhecido como
- A) República de Espada.
- B) Política do Café com Leite.
- C) Nova República.
- D) Tenentismo.
- E) Governo Provisório.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Governo Provisório.
Gabarito: Letra E
Governo Provisório
Após a queda do regime monárquico e a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, formou-se um governo provisório republicano para dirigir o país e estabelecer as primeiras medidas que diferenciariam o regime republicano do regime imperial.
Esse governo provisório encerrou-se logo após a elaboração da primeira Constituição republicana do Brasil, de 1891, quando a Assembleia Constituinte, eleita para elaborar a nova Constituição do país, foi transformada em Congresso Nacional e elegeu o primeiro presidente, Deodoro da Fonseca, e o vice-presidente, Floriano Peixoto, da Primeira República brasileira.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: República de Espada.
A República da Espada é o nome do primeiro período da República Velha ou Primeira República brasileira, período no qual o Brasil foi governado por militares, primeiro, Deodoro da Fonseca e, em seguida, Floriano Peixoto.
Letra B: Política do Café com Leite.
A Política do Café com Leite não é o nome de um período, mas sim de uma aliança estabelecida entre as oligarquias paulistas e mineiras, a partir de 1894.
Letra C: Nova República.
A Nova República ou Sexta República Brasileira é o período que se seguiu a Ditadura Militar (1964-1985) e que demarca o retorno do Brasil à democracia após 21 anos de regime militar. Logo, é um período muito posterior a promulgação da primeira Constituição republicana (de 1891).
Letra D: Tenentismo.
Tenentismo é o nome de um movimento da Primeira República e não de um período. Esse movimento político-militar, era composto por jovens oficiais das Forças Armadas, especialmente tenentes, e formado por uma série de rebeliões, que tinha por objetivo conquistar o poder através da luta armada e promover reformas na Primeira República.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário