A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, trouxe mudanças significativas no sistema político e econômico do Brasil. O proclamador da República e chefe do governo provisório, marechal Deodoro da Fonseca, e Rui Barbosa, seu vice, nomearam uma comissão de cinco pessoas para apresentar um projeto a ser examinado pela futura Assembleia Constituinte. O projeto escolhido vigorou como Constituição Provisória da República até as conclusões da Constituinte.
A partir da dinâmica da instalação da República no Brasil e considerando o contexto descrito, julgue o item subsequente.
A imprensa foi um veículo de divulgação das ideias republicanas no Brasil, usada para atacar o imperador; os jornais republicanos eram lidos pela elite.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
Sobre este tema, é importante que o estudante entenda que a alfabetização era algo muito restrito no Brasil no final do século XIX. Ou seja, o acesso à imprensa era praticamente restrito às cidades e os jornais tinham seu público concentrado nas classes médias urbanas, onde crescia o sentimento republicano e abolicionista naquela segunda metade de século.
Os jornais republicanos circulavam, portanto, entre essa elite letrada, divulgando ideias republicanas nas cidades brasileiras. Ainda que houvesse, sim, jornais conservadores, há de se observar que a imprensa da época tinha um corte mais liberal, atacando o imperador, a escravidão e a monarquia como um todo. Lembre-se o estudante que os abolicionistas tinham uma grande entrada na imprensa brasileira, tanto com jornalistas quanto com articulistas. E havia grande afinidade, à época, entre os pensamentos abolicionista e republicano. Assim, item CORRETO.
Deixe um comentário