“A República foi proclamada. Mas não bastava a força para sustentar o novo regime. Era preciso persuadir a sociedade. Por isso, os republicanos tiveram que formular novos símbolos, imagens e rituais que mostrassem à sociedade a legitimidade do novo regime político. Esses símbolos deviam marcar também as diferenças entre a República e a Monarquia, comprovando as vantagens da primeira sobre a segunda.”
(Fonte: CARVALHO, José Murilo. A formação das almas: o imaginário da República do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990).
A partir da leitura do texto acima e do debate em torno das representações e símbolos construídos pelos republicanos sobre a nascente República brasileira, pode-se afirmar:
- A) Tiradentes foi eleito como herói histórico a ser cultuado como um símbolo cívico no Brasil.
- B) O Hino Nacional foi substituído por uma música cuja letra lembrasse de maneira mais marcante os ideais republicanos.
- C) A figura da Princesa Isabel como redentora dos escravos brasileiros deveria ser difundida por ser a abolição um marco na História do Brasil.
- D) A bandeira brasileira foi totalmente reconfigurada para que nenhuma de suas características pudesse lembrar a tradição da família imperial.
- E) A imagem de uma mulher foi consolidada como símbolo da República brasileira, sendo que a figura feminina adotada foi praticamente um decalque do símbolo francês.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Tiradentes foi eleito como herói histórico a ser cultuado como um símbolo cívico no Brasil.
Os republicanos buscaram construir novos símbolos, imagens e rituais para legitimar o novo regime político da República. Nesse contexto, Tiradentes foi eleito como um herói histórico a ser cultuado como um símbolo cívico no Brasil, representando os ideais republicanos de liberdade e luta pela independência, marcando a diferença entre a República e a Monarquia.
Deixe um comentário