A respeito das mudanças ocasionadas pela produção de borracha em larga escala na Amazônia, entre 1870 e 1920, analise as afirmativas a seguir.
( ) Tornou o Brasil um grande exportador desse produto, no mesmo período em que nascia e se afirmava a indústria automobilística.
( ) Causou a Guerra da Borracha, em função do desentendimentos entre produtores de látex brasileiros e bolivianos, resultando na anexação brasileira do Acre.
( ) Transformou Belém e Manaus em modelos de riqueza e requinte com a abertura de grandes avenidas, a instalação de luz elétrica e do sistema de bondes, por exemplo.
Observada a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
- A) F – V – F.
- B) F – V – V.
- C) V – F – F.
- D) V – F – V.
- E) F – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – F – V.
Gabarito: ALTERNATIVA D
A respeito das mudanças ocasionadas pela produção de borracha em larga escala na Amazônia, entre 1870 e 1920, analise as afirmativas a seguir.
- (V) Tornou o Brasil um grande exportador desse produto, no mesmo período em que nascia e se afirmava a indústria automobilística.
A Segunda Revolução Industrial aumentou sobremaneira as possibilidades produtivas, mas ainda não transformaria as suas matérias primas. Isto é, o extrativismo continuava a ser a principal fonte de matérias primas da indústria, uma vez que não existiam substitutos sintéticos. No caso da borracha, a descoberta da vulcanização por meio da mistura de enxofre ao látex, possibilitava novos usos para o produto, que passou a ser empregado em grande escala pela indústria. Com o sucesso da indústria automobilística, a demanda por borracha foi ampliada e se tornou mais constante, num momento em que o Brasil praticamente monopolizava o mercado. A região amazônica era a maior produtora de látex no mundo e, a partir de Belém e de Manaus, a produção brasileira teria grande protagonismo nesse momento. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (F) Causou a Guerra da Borracha, em função do desentendimentos entre produtores de látex brasileiros e bolivianos, resultando na anexação brasileira do Acre.
A afirmativa faz referência ao contencioso entre Brasil e Bolívia em torno da Questão do Acre no início do século XX, que foi tratada como grande prioridade pela chancelaria do Barão do Rio Branco. Celebrado entre Bolívia e Brasil em 1903, o Tratado de Petrópolis encerrava a chamada Questão do Acre. Região extremamente sensível para a estabilidade das fronteiras brasileiras e com problemas de integração com a Bolívia, o Acre foi uma prioridade do Barão do Rio Branco por ser a grande chave para a solução definitiva da maioria das questões lindeiras brasileiras. Tratada na perspectiva bilateral entre Brasil e Bolívia, a Questão do Acre foi selada com a compra do território pelo governo brasileiro por meio de uma indenização paga à Bolívia e pela construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. Era de grande interesse da Bolívia uma via mais rápida para o trecho navegável do rio Madeira, uma vez que suas exportações eram escoadas pela bacia do Amazonas. Previa-se que a ferrovia permitiria à Bolívia escoar sua produção pelo Amazonas sem as grandes dificuldades de navegação de alguns trechos do rio Madeira. Partindo de um ponto estratégico do Rio Mamoré, a ferrovia chegaria ao Madeira após os trechos encachoeirados, o que permitia o escoamento da produção até o Atlântico na Bacia do Amazonas. Com a garantia da livre navegação comercial por ser um país ribeirinho superior dos afluentes do Amazonas, a Bolívia pretendia baratear e agilizar seus fluxo comerciais por uma via direta entre suas províncias mais ao norte e a melhor opção fluvial para o acesso ao Atlântico. Ou seja, não há que se falar em anexação territorial por parte do Brasil. AFIRMATIVA FALSA.
- (V) Transformou Belém e Manaus em modelos de riqueza e requinte com a abertura de grandes avenidas, a instalação de luz elétrica e do sistema de bondes, por exemplo.
O primeiro ciclo da borracha levou grandes possibilidades de crescimento econômico para a região amazônica, atraindo aventureiros e investidores de toda sorte. O comércio da borracha era muito lucrativo e demandava uma quantidade expressiva de mão de obra, o que levava à fundação de novos povoados e ao crescimento de cidades como Belém e Manaus. Os grandes lucros da borracha também permitiam grandes obras públicas, como foi o caso da urbanização de Manaus e, mais especificamente, as grandes reformas urbanas de Belém no período Antônio Lemos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, temos a sequência V - F - V.
Observada a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
a) F – V – F.
b) F – V – V.
c) V – F – F.
d) V – F – V.
e) F – F – V.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário