A Revolta da Chibata foi
- A) “Levante da marinha, liderado pelo marujo João Cândido, contra a penalização com castigos corporais aos marinheiros que cometiam indisciplinas”.
- B) “A mais violenta rebelião messiânica ocorrida no sertão da Bahia, durante a República Velha”.
- C) “Revolta popular, ocorrida na Província do Maranhão, que envolveu um grande número de sertanejos”.
- D) “Conflito ocorrido no Juazeiro do Norte (CE), que revelava a miséria dos sertanejos liderados por Padre Cícero”.
- E) “Movimento Milenarista contrário à união entre o Estado e a Igreja, que condenava a parcela da sociedade possuída pela maldade”.
Resposta:
A resposta correta é a letra A) "Levante da marinha, liderado pelo marujo João Cândido, contra a penalização com castigos corporais aos marinheiros que cometiam indisciplinas".
A Revolta da Chibata foi um movimento de protesto ocorrido em 1910, liderado pelo marujo João Cândido, que se opunha à prática de castigos corporais, como chicotadas, aplicados aos marinheiros que cometiam indisciplinas. Essa prática era comum na Marinha Brasileira na época e foi considerada humilhante e desumana pelos marinheiros.
A revolta começou em 22 de novembro de 1910, quando João Cândido e outros marinheiros se amotinaram contra os oficiais que aplicavam esses castigos. O movimento rapidamente se espalhou por outros navios e bases navais, e o governo foi forçado a intervir para restabelecer a ordem.
A Revolta da Chibata foi um importante marco na luta contra a opressão e a violência na Marinha Brasileira, e contribuiu para a abolição dos castigos corporais na instituição.
Deixe um comentário