Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Revolta da Vacina (1904) se desenrolou na cidade do Rio de Janeiro. Sobre essa revolta é correto afirmar, exceto:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A decretação da vacina obrigatória visava acabar com a dengue tropical, uma epidemia do início do século XX que ainda hoje perdura na cidade do Rio de Janeiro.

Gabarito: Letra A

 

A decretação da vacina obrigatória visava acabar com a dengue tropical, uma epidemia do início do século XX que ainda hoje perdura na cidade do Rio de Janeiro.

 

ATENÇÃO! A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.

 

A decretação da vacina obrigatória não visava acabar com a dengue tropical, mas sim com a varíola.

Enfrentando uma série de problemas sociais (pobreza, demolição de cortiços, elevado número de desemprego), de saneamento (presença de mangues, lixo amontoado nas ruas, transmissão de doenças através de ratos e mosquitos) e de epidemias (febre amarela, peste bubônica e varíola) a população do Rio de Janeiro reagiu, entre 10 e 15 de novembro de 1904, ao autoritarismo do governo na condução da vacinação contra a varíola.

A lei de vacinação obrigatória da varíola foi aprovada e introduzida sem a conscientização da população acerca dos benefícios da vacinação, conhecimento que ficou restrito a médicos e autoridades. Além de muitos não compreenderem como a introdução do vírus no organismo poderia evitar o contágio da doença, a lei de vacinação obrigatória esbarrava ainda nos valores morais da época, a partir dos quais a população entendia ser imoral que homens estranhos entrassem em suas casas e tocassem no corpo de suas mulheres e filhas.

Assim, a insatisfação com a situação social, com as reformas excludentes realizadas na cidade e com a obrigatoriedade da vacina, levaram a população a se rebelar contra as autoridades, levando à suspensão da vacinação obrigatória, mas também a uma repressão de grandes proporções.

 

Encontrando a resposta incorreta as demais estão corretas. Vamos conferir.

 

Letra B: As obras de modernização do Rio de Janeiro e as medidas sanitaristas do médico Osvaldo Cruz contribuíram para a revolta popular que explodiu nas ruas da cidade.

 

Como dito, as reformas excludentes realizadas na cidade e a obrigatoriedade da vacina, geraram muita insatisfação com a situação social e levaram a população a se rebelar contra as autoridades.


Letra C: Diversos participantes da revolta foram presos e deportados para o Acre.

 

Além de cerca de 50 pessoas mortas e mais de 100 feridas, centenas de participantes da revolta foram presos e deportados para o Acre.


Letra D: Muitos setores da sociedade reagiram à vacina obrigatória por falta de orientação do governo. Vários agentes de saúde foram agredidos pela população.

 

Muitos não entendiam como funcionava a proteção da vacina. A lei de vacinação obrigatória da varíola foi aprovada e introduzida sem a conscientização da população acerca dos benefícios da vacinação, conhecimento que ficou restrito a médicos e autoridades.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *