A uma estrutura agrária marcada em vastas áreas, somava-se o total descaso das elites e do governo com as carências da população sertaneja. A tensão explodia com frequência, quase sempre em momentos de seca prolongada, como nas duas últimas décadas do século XIX.
Durante as secas prolongadas, a população perdia suas fontes de sustento e muitas pessoas procuravam sobreviver migrando para outra região. […]. Também se disseminava, nessas épocas, o misticismo religioso: uma vez condenados à miséria material, os sertanejos passavam a buscar apoio no imaginário espiritual, levando uma vida de devoção religiosa e exaltação mística. O misticismo religioso quase sempre se desenvolvia em torno de um líder carismático, cujo discurso era capaz de mobilizar as populações com promessas, como a salvação eterna, em troca das misérias terrenas. (VICENTINO; DORIGO. 2010, p.556).
O texto pode ser corretamente relacionado ao movimento social, ocorrido no Brasil,
- A) o Movimento Conselheirista de Canudos.
- B) a Revolta da Vacina.
- C) a Revolta dos Malês.
- D) a Conjuração Baiana.
- E) a Sabinada.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o Movimento Conselheirista de Canudos.
Gabarito: Letra A
(o Movimento Conselheirista de Canudos)
O texto está relacionado ao movimento social chamado de movimento de Canudos.
Os autores trazem um contexto prévio da região onde se desenvolveu o arraial de Canudos que foi combatido pelas forças de segurança do estado da Bahia e do governo federal. Canudos estava situado em uma área marcada pela concentração fundiária, por latifúndios improdutivos, pelo descaso dos governos locais para com a população sertaneja, além das constantes secas que afetavam a economia e vida local.
Assim, era propenso que surgissem indivíduos ancorados em crenças religiosas, pregando discursos e conselhos capazes de mobilizar pessoas ao seu redor, prometendo condições de vida melhores, espalhando a fé cristã, organizando uma sociedade alternativa àquela do mandonismo e da violência das fazendas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: a Revolta da Vacina.
A Revolta da Vacina foi um episódio ocorrido durante a Primeira República na capital federal, no Rio de Janeiro. Não foi um movimento ocorrido no interior do Brasil.
Letra C: a Revolta dos Malês.
Trata-se de um movimento de escravizados ocorrido em Salvador no século XIX. Os principais participantes do movimento eram da religião islâmica, os malês, e pretendiam fundar um estado baseado nessa fé. Esse fato demonstra que o elemento religioso foi de extrema importância no levante.
Letra D: a Conjuração Baiana.
Foi um movimento que ocorreu na capital baiana. Foi um movimento urbano, que reuniu pessoas de camadas mais baixas e alguns intelectuais que pretendiam libertar a Bahia do domínio português. O elemento religioso não foi mobilizador da reunião das pessoas.
Letra E: a Sabinada.
Movimento que aconteceu no século XIX, durante o período regencial e tinha como objetivo garantir a autonomia da província da Bahia através da secessão até que D. Pedro II atingisse a maioridade. Situa-se no contexto da era das revoltas que basicamente tinham como pano de fundo a luta entre a centralização e a descentralização administrativa.
Referências:
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SERIACOPI, Gislane Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
Deixe um comentário