“Acordei em meio duma maravilhosa aurora de verão. A baía esplendia com seus morros e enseadas. Seriam talvez quatro horas da manhã. E vi imediatamente na baía, frente a mim, navios de guerra, todos de aço, que se dirigiam em fila para a saída do porto. Reconheci o encouraçado Minas Gerais que abria a marcha. […] Eu estava diante da revolução. Pontos de fogo, estrondos. […] O seu chefe, o negro João Cândido, imediatamente guindado ao posto de almirante, tinha se revelado um hábil condutor de navios. […] A revolta teve o mais infame dos desfechos […]”
(ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão –
Memórias e confissões. Sob as ordens de mamãe. São Paulo: Globo, 2002. p. 96.)
Esse trecho de Oswald de Andrade, ícone da semana de arte Moderna no Brasil, refere-se:
- A) Ao Encilhamento.
- B) À Questão Christie.
- C) À Revolta da Chibata.
- D) À Revolta da Armada.
Resposta:
Esse trecho de Oswald de Andrade, ícone da semana de arte Moderna no Brasil, refere-se:
- A) Ao Encilhamento.
- B) À Questão Christie.
- C) À Revolta da Chibata.
- D) À Revolta da Armada.
A alternativa correta é letra C) À Revolta da Chibata.
A Revolta da Chibata ocorreu em 1910 e foi liderada por marinheiros da Marinha do Brasil, que se rebelaram contra os castigos físicos aplicados na marinha, como a chibata. O líder do movimento foi o marinheiro João Cândido Felisberto, mencionado no trecho como "o negro João Cândido". Eles tomaram navios de guerra, incluindo o Minas Gerais, e exigiram o fim dos castigos corporais. A revolta terminou com promessas de anistia e melhorias, mas muitos dos líderes foram posteriormente presos ou mortos.
Deixe um comentário