Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise os fatores abaixo:

1. A indefinição dos limites territoriais entre os estados do Paraná e Santa Catarina
2. Pobreza, misticismo e fatalismo
3. A construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande

Assinale a alternativa que identifica o fato histórico que é uma consequência dos fatores mencionados.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Guerra do Contestado

Gabarito Letra C

 

Guerra do Contestado

 

Foi a Guerra do Contestado que apresentou os três fatores expostos pela questão.

 

A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido entre 1912 e 1916, durante os governos de Hermes da Fonseca (1910-1914) e Venceslau Brás (1914-1918), no qual o governo buscou combater um movimento rural estabelecido na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, em uma região contestada (disputada) pelos dois estados, que por isso ficou conhecida como Contestado.

No Contestado, os sertanejos começaram a se organizar sob a liderança do “monge” João Maria e após a sua morte assumiu a liderança outro monge que ficou conhecido como José Maria. Em torno desse líder agruparam-se posseiros expulsos de suas terras, devido à construção de uma ferrovia, estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, e à ação dos coronéis locais, bem como os trabalhadores desempregados após o término da construção da ferrovia. Marginalizados e empobrecidos, esses sertanejos perambularam por localidades disputadas por catarinenses e paranaenses até reunirem-se sob a liderança de José Maria que com eles fundou a chamada “Monarquia Celeste”. Com governo próprio e normas igualitárias, a comunidade divergia das ordens das autoridades da República.

Apesar das inúmeras investidas dos governos estadual e federal contra o povoado estabelecido nessa região, somente em janeiro de 1916, o último líder dos sertanejos foi preso e a Guerra do Contestado chegou ao fim.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: A Guerra dos Muckers

 

Conflito ocorrido entre 1873 e 1874, na colônia de São Leopoldo, localizada na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, relacionado diretamente com o processo de imigração empreendido pelo Império e a adaptação dos imigrantes a nova realidade social.


Letra B: Guerra dos Canudos

 

Outra revolta rural, mas ocorrida em outra região. Localizada no arraial de Canudos, no interior da Bahia, às margens do rio Vaza-Barris, as pessoas que se reuniram em torno do líder Antônio Conselheiro fundaram uma comunidade chamada de Belo Monte, que reunia cerca de 20 a 30 mil habitantes e possuía as seguintes características: praticava-se o sistema comunitário, em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho eram repartidos e o excedente vendido ou trocado com os povoados vizinhos; não havia cobrança de tributos; eram proibidas a prostituição e a venda de bebidas alcóolicas.

A comunidade de Canudos, pelo seu crescimento e organização acabou assustando as elites baianas e os governos estaduais e federal que passaram a combate-la sob a justificativa de que se tratava de uma comunidade monarquista que ameaçava a República.

 

Letra D: Revolução Federalista

 

Ocorrida em 1893, durante a presidência de Floriano Peixoto, no Rio Grande do Sul. A Revolução Federalista foi um violento conflito entre dois grupos políticos locais: o Partido Republicano Rio-grandense (PRR) e o Partido Federalista.

Ambos defendiam a forma de governo republicana, no entanto divergiam quanto ao tipo de sistema, enquanto o PRR defendia o sistema presidencialista, o Partido Federalista advogava em nome do parlamentarismo.

 

Letra E: Revolução Farroupilha

 

Também chamada de Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta da história do Brasil, ocorrendo no Rio Grande do Sul, durou dez anos, de 1835 a 1845. Os problemas econômicos dos produtores rurais gaúchos estão entre as suas principais causas.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o longo século XIX, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *