Antônio Conselheiro declarava em 1896 que havia rebanhos mil a correr da praia para o sertão e que o sertão viraria praia e a praia viraria sertão.
A respeito do ambiente e dos processos que cercam essa imagem, assinale a opção correta.
- A) A implantação do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país.
- B) Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
- C) A saga de Canudos, na memória nacional, representa a reação ao padecimento social gerado pela modernização conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do século XIX.
- D) A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste do Brasil era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
Gabarito: Letra B
Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
A vida de miséria que envolvia a população das regiões semiáridas do nordeste brasileiro, sujeita às condições da região, como as constantes secas, o declínio da produção açucareira, a prepotência dos coronéis e o abandono do poder público, levou milhares de pessoas a mudarem-se para Canudos em busca de paz e justiça em meio a fome e a seca do sertão. Canudos representava uma esperança e a busca desesperada por uma nova vida que permitisse aos sertanejos escapar da fome e da violência da região.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A implantação do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país.
A implantação do regime republicano, em 1889, não modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país. A população nordestina do semiárido, que já vivia uma vida miserável, não tiveram qualquer benefício com a mudança do regime monárquico para o regime republicano.
Letra C: A saga de Canudos, na memória nacional, representa a reação ao padecimento social gerado pela modernização conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do século XIX.
Durante muito tempo, predominou na memória nacional uma visão sobre a saga de Canudos que relacionava os sertanejos que ali viviam apenas como fanáticos, loucos e monarquistas. Essa versão, que predominou na época, serviu para mobilizar a sociedade urbana contra a comunidade e acabou sendo reproduzida como verdade única, não considerando que a comunidade de Canudos era resultado da necessidade dos sertanejos de escapar da fome e da violência e que o messianismo foi a maneira encontrada pelos mesmos para expressar a vontade que tinham de construir uma ordem social diferente, mais igualitária.
Letra D: A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste do Brasil era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica.
A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste brasileiro não era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica. O modo de vida da população de Canudos era baseado no sistema comunitário com repartição das colheitas, rebanhos e outros frutos do trabalho, sendo o excedente vendido ou trocado com os povoados vizinhos; não havia cobrança de tributos e eram proibidas a prostituição e a venda de bebidas alcóolicas. Dessa forma, o povoado tinha normas próprias representando uma alternativa de sociedade para os sertanejos que fugiam da dominação dos coronéis da região. A comunidade não era vista com bons olhos por alguns membros da Igreja católica que viam em Antônio Conselheiro e seus seguidores um perigo para a instituição por desviar os fiéis da “verdadeira fé”.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
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