Ao contrário de Euclides que, antes de rumar para Canudos, permaneceu o mês de agosto praticamente inteiro em Salvador (aí chegou em 7 de agosto de 1897 e só partiu para o sertão no dia 31 do mesmo mês), Manuel Benício parece ter sido enviado diretamente para o campo da batalha. Pelo menos é o que se conclui com base na carta de 4 de julho, a primeira enviada de Canudos, e publicada a 3 de agosto no Jornal do Comércio. Nela, Benício informa que já se encontrava no sertão da Bahia desde 25 de junho, no combate em Cocorobó, entre as forças da 2º Coluna e os jagunços (AZEVEDO, 2002). A respeito da Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.
- A) Esse movimento refletia a extrema fartura em que viviam as populações do Sertão Nordestino
- B) A tensão política foi agravada pela expulsão dos ruralistas que atuavam nas revoltas catarinenses e paranaenses
- C) A região onde foi estabelecido o vilarejo de Canudos, no interior de Pernambuco, era marcada por latifúndios improdutivos, pelas secas cíclicas e pelo desemprego
- D) Os revoltosos incendiaram Canudos e mataram grande parte do exército, fazendo-os de prisioneiros
- E) Foi um movimento de resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Foi um movimento de resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais
Gabarito: Letra E
A Guerra de Canudos foi um acontecimento na Primeira República que envolveu confronto entre o exército republicano e um batalhão de homens e mulheres do Arraial de Canudos que lutaram pela sobrevivência do modo de vida da comunidade rural.
Canudos pode ser considerado como um movimento de resistência ao modo de vida existente no sertão baiano, dominado pelas elites latifundiárias.
Os fazendeiros se opuseram a Canudos porque perdiam mão de obra, uma vez que boa parte dos trabalhadores empregados em suas fazendas fugiam ou migravam para o Arraial. Além do mais, os fazendeiros temiam que suas propriedades viessem a ser invadidas pelos canudistas devido ao seu grande contingente de moradores.
Em relação à Igreja, alguns sacerdotes até chegaram a apoiar Antônio Conselheiro sobretudo porque ele conseguia fazer com que os habitantes do Arraial trabalhassem na construção de edificações de igrejas e cemitérios em um momento em que a igreja não tinha recursos para tal. Porém, boa parte do clero sertanejo era contrária à presença do Conselheiro e dos canudistas, pois o beato era visto como um importante líder religioso pelos habitantes do Sertão, mais até do que os padres.
A Igreja temia que Antônio Conselheiro pudesse fundar uma nova ordem na região que rivalizasse com o catolicismo e assim atraísse mais fiéis para o Arraial e habitações vizinhas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O movimento refletia a extrema pobreza em que viviam as populações do Sertão, uma vez que o Arraial abrigava populações que deixavam as vidas de exploração em fazendas.
Letra B: Canudos ocorreu muito antes da Guerra do Contestado no qual houve conflito contra ruralistas paranaenses e catarinenses.
Letra C: Canudos foi estabelecido no interior da Bahia.
Letra D: O exército republicano destruiu o Arraial, executando boa parte dos habitantes da comunidade.
Deixe um comentário