Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Apesar das inúmeras diferenças, os movimentos de Canudos, Bahia, e do Contestado, Paraná e Santa Catarina, possuem algumas semelhanças. Entre as semelhanças estão:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) o questionamento da ordem fundiária.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

Apesar das inúmeras diferenças, os movimentos de Canudos, Bahia, e do Contestado, Paraná e Santa Catarina, possuem algumas semelhanças. Entre as semelhanças estão:

  • a)  a presença de apoio à ordem republicana presidencialista.

No caso de Canudos, havia uma contestação clara - porém apenas parcialmente elaborada - contra a novidade da República. Para os membros do arraial, a República acabava por representar uma forma de corrupção geral da ordem natural das coisas. Isto é, apenas com o retorno do Imperador e o restabelecimento da monarquia que a vontade divina estaria sendo plenamente atendida. Mesmo sem ter uma vocalização mais clara sobre o que era a República, identificava-se o novo regime como a manifestação do mal e uma forma de corrupção original da qual derivavam todas as dificuldades e misérias sofridas no sertão. Alternativa errada.

 
  • b)  a ausência de elementos religiosos.

Tanto no Contestado quanto em Canudos, havia, sim, uma grande força de elementos religiosos. Em ambos os casos, as lideranças eram francamente ligadas ao discurso religioso: o beato Antônio Conselheiro, na Bahia, e a presença mística de José Maria de Santo Agostinho a partir de Santa Catarina. No caso de Canudos, a liderança de Conselheiro formando um arraial a partir de uma igreja deu a força para a resistência absoluta frente a quatro expedições do Exército para aniquilar os revoltosos - e sua presença profética, consta, foi fundamental até nos últimos dias de resistência, mesmo frente à fome e à assimetria absoluta de recursos. No Contestado, José Maria teve sua morte precoce em combate amalgamada com suas profecias para transformar o movimento numa expressão de guerra santa para os insurrectos, o que foi fundamental para prolongar o conflito por quase quatro anos. Alternativa errada.

 
  • c)  o apoio à República parlamentarista.

Como apontado no comentário à primeira alternativa, a inspiração de parte do movimento de Canudos era francamente monarquista, opondo-se à república independente do sistema de governo. Alternativa errada.

 
  • d)  o questionamento da ordem fundiária.

De fato, ambos os movimentos serviam de caixa de ressonância a algumas questões fundiárias gravíssimas. No sertão da Bahia, legiões de sertanejos tinham suas pequenas propriedades sempre ameaçadas pelo arbítrio das oligarquias locais em meio ao constante risco da fome e do agravamento da miséria. Com a República, esse tenso equilíbrio foi agravado com novas formas tributárias que alcançavam aquelas pessoas pela primeira vez, o que, não raro, significava a perda das terras e a miséria extrema. A figura messiânica de Antonio Conselheiro e um arraial comunitário em torno de uma igreja davam a esses sertanejos a possibilidade de um recomeço, distante das oligarquias e se recusando a atender às ordens e às instituições republicanas. No Contestado, a construção de ferrovias e os esforços de modernização do Oeste de Santa Catarina e do Paraná implicaram em uma série de desapropriações de terras e de violências contra pequenos proprietários. Vendo colapsadas as estruturas mais básicas das suas vidas e usurpados de suas propriedades, esses camponeses encontraram no pensamento messiânico um ponto fundamental de resistência e de interpretação daquela situação como uma guerra santa. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • e)  o apoio ao socialismo.

É bastante descabido se falar de socialismo em qualquer um dos dois casos. Comandados por lideranças religiosas populares, ambos os movimentos eram profundamente católicos e não tinham uma expressão ideológica dogmática à maneira socialista. Muito pelo contrário, o fator católico os faria afastar com muita veemência o pensamento socialista, que é, por definição, ateu - algo absolutamente impensado dentro daquele fanatismo religioso em torno do discurso messiânico. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *