Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As opções a seguir apresentam as causas do declínio da produção de borracha na Amazônia, no início do século XX, à exceção de uma.

 

Assinale-a.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A descoberta de novos processos produtivos, como o da vulcanização pelo engenheiro norte-americano Charles Goodyear, capazes de produzir borracha sintética.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

As opções a seguir apresentam as causas do declínio da produção de borracha na Amazônia, no início do século XX, à exceção de uma.

 

Assinale-a.

  • a)  A competição da alta produtividade asiática, graças à abertura de fazendas de seringueiras que foram aclimatadas em países daquele continente.

Sobre esse ponto, é importante que o estudante compreenda as diferenças do modelo de produção de borracha entre o Brasil e a Ásia. Aqui, o modelo coletor era central: as seringueiras estavam dispersas na mata e os coletores as procuravam para extrair o látex. Com a aclimatação da seringueira ao sudeste asiático, os ingleses conseguiram plantar seringais em série, criando fazendas especializadas no cultivo. Com isso, os custos de produção despencaram, abrindo uma nova frente de concorrência internacional devastadora para a produção de borracha no Brasil. Sem erros na alternativa.

 
  • b)  O investimento nas plantations asiáticas por numerosas companhias internacionais, gerando escassez de recursos e fuga de capitais das praças de Manaus e Belém.

Como explicado acima, a produção asiática de borracha era extremamente competitiva nos mercados internacionais. A produtividade alcançada nas fazendas asiáticas era incomparavelmente superior ao caso brasileiro, atraindo novos investimentos ao passo que o modelo desenvolvido em Belém e em Manaus foi perdendo espaço internacionalmente. Inclusive, isso implicou na diminuição dos investimentos. Sem erros na alternativa.

 
  • c)  A descoberta de novos processos produtivos, como o da vulcanização pelo engenheiro norte-americano Charles Goodyear, capazes de produzir borracha sintética.

Em 1839, Goodyear descobriu a vulcanização, processo de produção de uma borracha mais resistente por meio da queima da mistura de látex com enxofre. Esse novo processo produtivo achatava decisivamente os custos de produção e ampliava as possibilidades de uso da borracha em meio à Segunda Revolução Industrial. Ou seja, tratou-se de um avanço tecnológico decisivo para ampliar a demanda internacional do látex, transformando decisivamente a produção e iniciando o que seria o primeiro ciclo da borracha no Brasil. Assim, não se tratou de uma causa do declínio, mas sim do apogeu da produção do látex no Brasil. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)  A queda dos preços a partir de 1910, aproximadamente, quando o Brasil, em um contexto de aumento da oferta no mercado mundial, perde a primazia na exportação de látex.

Como explicado acima, o desenvolvimento da produção de látex na Ásia em grande escala significou um aumento da oferta mundial com preços mais baixos do que aqueles praticados pelos produtores brasileiros. Com isso, tanto pelos custos quanto pela quantidade produzida, a experiência brasileira perderia espaço muito rapidamente naquele início de século XX. Sem erros na alternativa.

 
  • e)  A intervenção tardia do Governo Federal para estabilizar o preço da borracha, investir na logística da região e incentivar formas racionais de cultivo.

De fato, ainda tentou o governo federal brasileiro tomar medidas que pudessem diminuir os custos de produção e deixar a borracha produzida no país mais competitiva. Quando as medidas foram adotadas, a concorrência asiática já era uma realidade estabelecida e a produção brasileira entraria em franco declínio. Sem erros na alternativa.

  

Note, por fim, o estudante que várias das alternativas erradas encadeavam um raciocínio em torno da competição asiática, organizando fatos correlacionados. Ou seja, era muito difícil que apenas uma delas pudesse apresentar erros, afinal eram correlacionadas. Era um raciocínio importante para eliminar as alternativas sem erros. Sem mais, a única a conter erros é a ALTERNATIVA C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *