As opções a seguir caracterizam corretamente os impactos da produção de borracha em larga escala na Amazônia, entre 1870 e 1920, à exceção de uma. Assinale-a.
- A) Impulsionou o surgimento de cidades e povoados e alimentou os processos de urbanização em cidades já existentes, como Belém e Manaus.
- B) Atraiu uma migração de nordestinos para extração da borracha, principalmente do Ceará, que sofria as consequências das secas do final do século XIX.
- C) Incentivou a construção de uma ferrovia ao longo dos rios Madeira e Mamoré, com o propósito de escoar a borracha e outros produtos amazônicos para os portos do Pacífico.
- D) Resultou em conflitos e disputas fronteiriças em função da busca, por trabalhadores brasileiros, de novas seringueiras nas florestas do território da Bolívia.
- E) Implementou relações de trabalho baseadas na interdependência entre seringueiros, aviadores e casas exportadoras.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Incentivou a construção de uma ferrovia ao longo dos rios Madeira e Mamoré, com o propósito de escoar a borracha e outros produtos amazônicos para os portos do Pacífico.
Gabarito: ALTERNATIVA C
As opções a seguir caracterizam corretamente os impactos da produção de borracha em larga escala na Amazônia, entre 1870 e 1920, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) Impulsionou o surgimento de cidades e povoados e alimentou os processos de urbanização em cidades já existentes, como Belém e Manaus.
O primeiro ciclo da borracha levou grandes possibilidades de crescimento econômico para a região amazônica, atraindo aventureiros e investidores de toda sorte. O comércio da borracha era muito lucrativo e demandava uma quantidade expressiva de mão de obra, o que levava à fundação de novos povoados e ao crescimento de cidades como Belém e Manaus. Os grandes lucros da borracha também permitiam grandes obras públicas, como foi o caso da urbanização de Manaus e, mais especificamente, as grandes reformas urbanas de Belém no período Antônio Lemos. Sem erros na alternativa.
- b) Atraiu uma migração de nordestinos para extração da borracha, principalmente do Ceará, que sofria as consequências das secas do final do século XIX.
Como explicado acima, a extração da borracha era lucrativa e demandava mão de obra em escala. Lembre-se o estudante de que o modelo de produção era a extração vegetal dentro da floresta, sem o cultivo em série das seringueiras. Com isso, os retirantes nordestinos, acossados pela seca, viram-se atraídos na direção da Amazônia para buscar novas possibilidades. No caso do Ceará, esse movimento foi especialmente forte por conta de um duríssimo ciclo de secas. Sem erros na alternativa.
- c) Incentivou a construção de uma ferrovia ao longo dos rios Madeira e Mamoré, com o propósito de escoar a borracha e outros produtos amazônicos para os portos do Pacífico.
A Ferrovia Madeira-Mamoré foi construída em decorrência da aquisição brasileira do Acre nos termos do Tratado de Petrópolis (1903). Tratava-se de uma contrapartida à Bolívia, que tinha dificuldades para acessar o Atlântico pela Bacia Amazônica. Ocorre que o melhor acesso era pelo rio Madeira, afluente do Amazonas, mas parte importante do rio não era navegável. A construção da ferrovia tinha como objetivo conectar o rio Mamoré ao trecho navegável do rio Madeira, provendo a Bolívia de um meio mais eficiente de escoar sua produção para o Atlântico pela navegação do Amazonas. Ou seja, sequer se pode dizer que a construção da ferrovia seja uma decorrência do ciclo da borracha em si, mas sim de uma negociação internacional. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Resultou em conflitos e disputas fronteiriças em função da busca, por trabalhadores brasileiros, de novas seringueiras nas florestas do território da Bolívia.
A alternativa faz referência à chamada Questão do Acre. No período, seringueiros brasileiros adentravam na mata em busca de seringueiras para a exploração, mas as possibilidades de localização das fronteiras eram extremamente remotas. Esse avanço se dava às cegas, chegando a criar pequenos vilarejos na região. Com a exploração de borracha na Bolívia, também havia pressão no sentido oposto, criando conflitos entre as partes por conta das disputas fronteiriças. Lembre-se o estudante que chegou a ocorrer um movimento separatista na região do Acre, quando este ainda pertencia à Bolívia; bem como inúmeros conflitos entre seringueiros dos dois lados da fronteira. Sem erros na alternativa.
- e) Implementou relações de trabalho baseadas na interdependência entre seringueiros, aviadores e casas exportadoras.
Os aviadores eram aqueles responsáveis por anotar as produções dos seringueiros, controlando a remuneração e ordenando a produção. As casas exportadoras eram as responsáveis pelas negociações internacionais do produto. Sem erros na alternativa.
Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário