Assinale a opção correta em relação à República.
- A) Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente do Brasil, tendo em vista sua oposição histórica à figura do imperador Dom Pedro II, seu inimigo político declarado.
- B) Na Revolução Federalista, os revoltosos tomaram desterro e laguna, proclamando a República Juliana.
- C) A primeira Constituição Republicana foi promulgada em 1891, estabelecendo a República Federalista, o presidencialismo e o fim do voto censitário.
- D) O encilhamento foi uma política econômica extremamente exitosa, estabelecida por Rui Barbosa nos primeiros anos da República.
- E) Floriano Peixoto assumiu a presidência da república em 1891, governando de forma democrática e pacífica até o fim de seu mandato.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A primeira Constituição Republicana foi promulgada em 1891, estabelecendo a República Federalista, o presidencialismo e o fim do voto censitário.
Gabarito: Letra C
A primeira Constituição Republicana foi promulgada em 1891, estabelecendo a República Federalista, o presidencialismo e o fim do voto censitário.
Trata-se de uma questão que aborda diversos aspectos dos primeiros anos da recém-proclamada República brasileira. Das alternativas trazidas pela banca, a correta é a que menciona que a primeira Constituição da República, promulgada em 1891, definiu como forma de governo a República federativa onde as antigas províncias do Império se transformaram em estados membros.
Além disso, o sistema de governo definido pela Constituição foi o presidencialismo e em relação ao voto, a exigência de uma renda anual, típica do voto censitário, não foi recepcionada pela nova carta. O voto passou a ser aberto e sem a obrigação de apresentar a renda, mas foi mantida a exclusão dos analfabetos e das mulheres.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente do Brasil, tendo em vista sua oposição histórica à figura do imperador Dom Pedro II, seu inimigo político declarado.
Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. O marechal era amigo do imperador e foi escolhido pelos militares mais jovens para liderar um movimento para derrubar o gabinete de ministros do imperador. A ação de Deodoro acabou por resultar na derrubada do imperador e da monarquia.
Letra B: Na Revolução Federalista, os revoltosos tomaram desterro e laguna, proclamando a República Juliana.
Essa alternativa mescla dois movimentos diferentes no tempo cronológico. Ela associa a Revolução Federalista ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1893 e 1895 à Revolução Farroupilha ocorrida entre 1835 e 1845. Esta foi um movimento dentro do período regencial e em um dos episódios ocorreu a conquista de Desterro e Laguna em Santa Catarina pelos farroupilhas que proclamaram a República Juliana separada do restante do Império.
Letra D: O encilhamento foi uma política econômica extremamente exitosa, estabelecida por Rui Barbosa nos primeiros anos da República.
O encilhamento foi uma política econômica adotada por Rui Barbosa, Ministro da Fazenda do governo de Deodoro. A proposta dessa política era a de conceder créditos a empresas e bancos para fomentar a economia e a industrialização e tanta emissão de crédito provocou uma crise econômica pelo excesso de capital disponibilizado.
Letra E: Floriano Peixoto assumiu a presidência da república em 1891, governando de forma democrática e pacífica até o fim de seu mandato
Floriano Peixoto, vice-presidente, assumiu o governo em 1891 com a renúncia de Deodoro. Floriano Peixoto governou de forma autoritária, adotando medidas de repressão contra movimentos a favor de Deodoro e do respeito à Constituição, perseguindo seus opositores mais ativos e, com isso recebeu o apelido de Marechal de Ferro. Além disso, adotou medidas populares como o barateamento do preço das carnes e dos imóveis.
Referência:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 9° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
RESENDE, Maria Efigênia Lage de. “O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico”. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo oligárquico: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
Deixe um comentário