Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atenção: O texto abaixo refere-se à questão.

 

Oswaldo Cruz agiu exclusivamente com base na autoridade de seus conhecimentos médicos, sem a preocupação de esclarecer a opinião pública. Ele manteve sua ação e esbarrou em forte resistência ao combate à varíola por meio da vacina. A população estava cética em relação à sua eficácia, e persistiam sérias dúvidas sobre os seus efeitos reais. A maioria acreditava que a vacina era um meio de contrair a doença. Oswaldo Cruz não hesitou: colocou os vacinadores na rua, e estes, apoiados por policiais, entravam nas casas e vacinavam à força. Contudo, para atingir resultados definitivos era necessária a vacinação em massa, num processo rápido.

 

Em favor do governo, um projeto de lei tornou a vacinação obrigatória. A resistência, porém, já havia ganhado as ruas. Num comício contra a vacina os representantes populares assumiram espontaneamente a direção do evento com discursos explosivos. A intervenção da polícia deu origem ao confronto que se espalhou por toda a cidade.

 

(Adaptado de: Luiz Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil: no contexto da História ocidental. São Paulo: Atual, 2003. p.399)

 

O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina

Resposta:

A alternativa correta é letra A) resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que melhor se adequa ao texto.

 

A) Resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

CORRETO. O texto menciona que Oswaldo Cruz agiu com base em seus conhecimentos médicos, sem preocupação de esclarecer a opinião pública. Além disso, ele colocou vacinadores na rua que, apoiados por policiais, vacinavam à força. Esse comportamento pode ser interpretado como autoritário. O texto também menciona que um projeto de lei tornou a vacinação obrigatória, o que reforça essa interpretação. Quanto à visão elitista, o texto não fornece informações diretas, mas é possível inferir que o governo estava agindo de acordo com o conhecimento médico da época, sem levar em conta as crenças e medos da população, o que pode ser visto como uma visão elitista.

 

B) Defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.

INCORRETO. O texto não menciona que a Revolta da Vacina defendia a intervenção do Estado. Pelo contrário, a revolta foi uma reação contra a intervenção do Estado, que tornou a vacinação obrigatória.

 

C) Lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.

INCORRETO. O texto não menciona que a Revolta da Vacina lutava contra o progresso da pesquisa científica. A revolta foi contra a vacinação obrigatória, que era vista pela população como um meio de contrair a doença.

 

D) Acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.

INCORRETO. O texto não menciona que a Revolta da Vacina acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada. A revolta foi uma reação contra a vacinação obrigatória, que era feita à força e, portanto, invadia a vida privada das pessoas.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *