Atente ao seguinte enunciado: “Episódios mais notórios, como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1922, e a Revolução Paulista de 1924, ou um evento pouco citado nos livros de História, como a Comuna de Manaus, também ocorrido em 1924, são partes do mesmo movimento a que pertence a Coluna Prestes, que, de 1925 a 1927, percorreu cerca de 25.000 Km pelo interior do território brasileiro combatendo as forças oligárquicas e espalhando sua ideologia”.
O enunciado acima se refere ao movimento pertencente à História republicana do Brasil conhecido como
- A) Tenentismo, que marcava o descontentamento de parte da jovem oficialidade do exército com as características políticas da República Velha.
- B) Restauracionismo, que uniu militares e religiosos em lutas com o objetivo de depor a República e restaurar a monarquia no Brasil.
- C) Messianismo, movimento por meio do qual os líderes religiosos faziam uso de sua influência para eleger os grupos políticos que apoiavam o fim das mudanças promovidas pela República.
- D) Coronelismo, no qual senhores de terra e líderes políticos locais tentaram impedir avanços socialistas propostos pelo Presidente da República Artur Bernardes.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Tenentismo, que marcava o descontentamento de parte da jovem oficialidade do exército com as características políticas da República Velha.
O enunciado apresenta uma série de eventos que ocorreram durante a Primeira República, como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolução Paulista de 1924 e a Comuna de Manaus, todos ligados ao movimento tenentista. O Tenentismo foi um movimento político-militar que surgiu na década de 1920, liderado por jovens oficiais do Exército que se opunham às práticas políticas da República Velha, como o coronelismo e a oligarquia. Eles defendiam a modernização do país e a democratização do sistema político.
Deixe um comentário