Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.

O enunciado acima diz respeito ao evento denominado

Resposta:

$@$v=v1.13-rv2$@$

Resposta

A alternativa correta é D) Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna.

Explicação

O enunciado descreve a destruição de uma comunidade rural liderada por um líder religioso, que foi incendiada pelo exército em 1897, resultando na morte de muitas pessoas, incluindo mulheres e crianças. Essas características são consistentes com a Guerra de Canudos, que ocorreu no sertão da Bahia entre 1896 e 1897, e foi liderada por Antônio Conselheiro.

As outras opções não se encaixam com o enunciado. A Guerra do Contestado ocorreu em uma região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e não tem relação com a destruição de uma comunidade rural liderada por um líder religioso. O Massacre do Caldeirão ocorreu no Ceará, mas não tem relação com a destruição de uma comunidade rural liderada por um líder religioso. A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro, e não tem relação com a destruição de uma comunidade rural liderada por um líder religioso.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *