Com direitos civis, mas sem direitos políticos, além das mulheres, milhões de camponeses iletrados, em sua maioria não brancos, num contexto altamente racista e racializado, milhares de imigrantes estrangeiros recém-chegados e de ex-escravos recém-libertos não deixaram, apesar disso, de agir politicamente e de influir decisivamente no devir da república em formação.
MATTOS, H. A vida política. 1n: SCHWARCZ, L. M. (Org.). A abertura para o mundo:
1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Um meio pelo qual esses grupos exerceram a cidadania, nas primeiras décadas do regime político mencionado, foi o(a)
- A) prática do sufrágio livre e universal.
- B) programa de democratização do ensino.
- C) aliança de oligarquias partidárias estaduais.
- D) irrupção de levantes populares espontâneos.
- E) discurso de inspiração social-darwinista e eugenista
Resposta:
A alternativa correta é letra D) irrupção de levantes populares espontâneos.
Gabarito: ALTERNATIVA D
MATTOS, H. A vida política. 1n: SCHWARCZ, L. M. (Org.). A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Um meio pelo qual esses grupos exerceram a cidadania, nas primeiras décadas do regime político mencionado, foi o(a)
- a) prática do sufrágio livre e universal.
Ora, o próprio texto é bastante claro ao falar da exclusão sistemática da maior parte da população da vida eleitoral com o advento da República em 1889. A Constituição de 1891 vedaria o voto aos analfabetos, o que excluía a maioria do campesinato num país marcadamente rural. Ao mesmo tempo, estavam as mulheres excluídas do alistamento eleitoral, direito que só alcançariam em 1932. Por sua vez, os analfabetos só seriam alistáveis a partir da Constituição de 1988. Alternativa errada.
- b) programa de democratização do ensino.
Novamente, a alternativa está em desacordo com o que é colocado no enunciado. O país era marcadamente analfabeto naquele final de século XIX e essa situação se arrastaria até meados do século XX. A massificação do ensino público brasileiro teria uma longa trajetória na experiência republicana brasileira e só seria uma realidade mais clara já na segunda metade do último século. Portanto, não há que se falar de democratização do ensino por ocasião da Proclamação da República. Alternativa errada.
- c) aliança de oligarquias partidárias estaduais.
O texto citado no enunciado trata das classes menos privilegiadas, os excluídos da vida eleitoral e política brasileira. O pacto entre as oligarquias estaduais foi a maneira como o sistema de governabilidade se estabeleceu na Primeira República (1889-1930), e não passava pelas grandes massas. Alternativa errada.
- d) irrupção de levantes populares espontâneos.
Ao longo da Primeira República, uma série de levantes populares eclodiu por todo o país. De Canudos, no sertão baiano, até os movimentos tenentistas em São Paulo e Rio de Janeiro, os excluídos da vida política se organizaram em armas para questionar o poder central. Ainda que nenhum desses levantes tenha tido sucesso até a Revolução de 1930, é inegável o desgaste do poder central com a necessidade de campanhas militares em conflitos com civis armados. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) discurso de inspiração social-darwinista e eugenista
O discurso eugenista se baseava em pressupostos racistas sobre a superioridade racial e sobre uma forma de engenharia social baseada em ideias de perfeição genética. Tratava-se de um discurso profundamente elitista e excludente, no qual a miscigenação brasileira era sempre compreendida como um problema, como uma fonte de corrupção da sociedade brasileira. Portanto, não faz sentido associar esse tipo de discurso aos desvalidos da Primeira República. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
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