Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue C ou E.No que se refere à política externa, ao longo de todo esse período, prevaleceram as relações econômicas e financeiras com a Europa, em detrimento de uma possível opção americanista.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue C ou E.
- No que se refere à política externa, ao longo de todo esse período, prevaleceram as relações econômicas e financeiras com a Europa, em detrimento de uma possível opção americanista.
Para a resolução deste item, dois caminhos eram os mais fáceis para o acerto. Primeiro, há de se lembrar o estudante que a política externa da Primeira República ficaria profundamente marcada pelo período do Barão do Rio Branco à frente da chancelaria (1902-1912). Um dos principais pontos de formulação da política externa do período seria o reconhecimento sistemático sobre a ascensão dos Estados Unidos como grande potência continental. Entendia Rio Branco que, naquele início de século XX, a posição americana já demonstrava assimetrias muito profundas e que a inserção internacional brasileira deveria perceber esse quadro como alheio às suas vontades, buscando relações especiais com os EUA mas sem que isso resultasse na subserviência nacional. Isto é, a liderança americana era reconhecida como um fato estabelecido e, portanto, deveria o Brasil entender as janelas de oportunidade que essa transformação político-econômica forneceria. O aprofundamento crítico das relações com os Estados Unidos passaria tanto por aproximações políticas quanto pela dinamização da pauta comercial. A chamada opção americanista de Rio Branco dizia mais respeito a uma leitura complexa do sistema internacional do que propriamente a uma preferência do chanceler pelos Estados Unidos, entendendo haver uma janela de oportunidade para que a autonomia brasileira fosse articulada na região em detrimento das tradicionais potências europeias.
Numa outra frente, deveria o candidato se recordar de que, no início do século XX, os Estados Unidos despontavam como a maior potencia industrial do mundo, ainda que o Reino Unido se mantivesse como principal centro financeiro e grande fonte de investimentos internacionais. Com a desorganização internacional decorrente da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as principais economias europeias entraram numa fase especialmente delicada, aproximando as exportações brasileiras do mercado americano, que se mantinha relativamente estável. Na década de 1920, ainda que os investimentos ingleses continuassem sendo muito expressivos na realidade brasileira, a parceria econômica com os Estados Unidos já gozava de importante protagonismo. Configuração esta que importaria em grandes dificuldades para a economia brasileira após a grave crise internacional em 1929.
Cumpre ainda destacar que, no período imediatamente após a Proclamação da República (1889), o Brasil procurou, sem formulações adequadas, um profundo alinhamento com a grande república norte-americana. Vocalizando esperanças republicanas difusas, o início desse período significou para o Brasil uma formulação internacional pensada a partir do continente americano, tentando abandonar a vinculação direta com as dinâmicas europeias. Nesse momento, há de se lembrar, o país foi grande entusiasta do pan-americanismo. Portanto, item ERRADO.
Deixe um comentário