Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando a célebre frase de Karl Clausewitz: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da participação brasileira no Teatro da Guerra ao longo de sua história.

 

Aliado comercial das principais potências beligerantes, o Brasil declarou neutralidade na Primeira Guerra Mundial e enfrentou represálias impostas pelos ingleses às nações que mantiveram relações comerciais com a Alemanha. O país manteve essa posição até o final do conflito, a despeito da pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos da América para o estabelecimento de um bloco americano contrário aos germânicos.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

Considerando a célebre frase de Karl Clausewitz: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da participação brasileira no Teatro da Guerra ao longo de sua história.

 
  • Aliado comercial das principais potências beligerantes, o Brasil declarou neutralidade na Primeira Guerra Mundial e enfrentou represálias impostas pelos ingleses às nações que mantiveram relações comerciais com a Alemanha. O país manteve essa posição até o final do conflito, a despeito da pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos da América para o estabelecimento de um bloco americano contrário aos germânicos.

O item combina as primeiras posições brasileiras a respeito da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com erros sobre a atuação brasileira no período. No momento da eclosão da guerra, o governo brasileiro optou por declarar sua neutralidade frente ao conflito internacional tanto por considerar as relações comerciais junto a ambos os lados do conflito quanto por haver um grande debate interno sobre qual lado deveria ser apoiado. Nesse momento, intelectuais como Lima Barreto e Monteiro Lobato defendiam que o Brasil deveria ficar ao lado do Império Alemão, enquanto Rui Barbosa e Olavo Bilac pressionavam para uma posição em favor da Tríplice Entente; e, assim, o governo de Venceslau Brás conseguia manter sua posição neutra.

 

No entanto, em janeiro 1917, o Império Alemão decretou bloqueio comercial contra seus inimigos e seus submarinos torpedearam quatro navios mercantes brasileiros que se destinavam à Europa, o que causaria grande comoção nacional. Em abril de 1917, o governo brasileiro comunicaria seu rompimento formal com a Alemanha; e, dois meses depois, declararia o fim da sua neutralidade em favor da Tríplice Entente, bem como entraria formalmente em guerra contra a Alemanha em outubro do mesmo ano. A Lei de Guerra aprovada pelo Congresso Nacional estabeleceu grandes sanções contra os súditos do Império Alemão, colocando o país em estado de beligerância e suspendendo contratos contra alemães residentes no Brasil. Portanto, o item está ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *