Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista:
O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade brasileira durante a década de 1920.
(FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento
tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.)
Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são:
- A) a dominação da política nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros.
- B) a dominação da política nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares.
- C) a dominação da política nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas.
- D) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
- E) a dominação da política nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar os três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública:
A) a dominação da política nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros.
INCORRETO. A dominação da política nacional não era exercida por "aristocracias nobiliárquicas", mas sim por oligarquias rurais. O federalismo, de fato, era uma característica do período, mas não era um fator de descontentamento para o tenentismo. As ações dos cangaceiros, embora relevantes para a compreensão do contexto social e político da época, não foram um fator que suscitou a reação do tenentismo na esfera pública. Alternativa errada.
B) a dominação da política nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares.
INCORRETO. A política nacional não era dominada por "elites industriais", mas sim por oligarquias rurais. O patrimonialismo, embora fosse uma característica do sistema político brasileiro da época, não era um fator de descontentamento para o tenentismo. As milícias paramilitares não foram um fator que suscitou a reação do tenentismo na esfera pública. Alternativa errada.
C) a dominação da política nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas.
INCORRETO. A dominação da política nacional não era exercida por "cúpulas militares", mas sim por oligarquias rurais. O gerencialismo não era uma característica do sistema político brasileiro da época e, portanto, não era um fator de descontentamento para o tenentismo. As perseguições comunistas, embora tenham ocorrido, não foram um fator que suscitou a reação do tenentismo na esfera pública. Alternativa errada.
D) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
CORRETO. A dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais foram, de fato, fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública. O movimento tenentista foi uma reação ao sistema político da Primeira República, marcado pelo domínio das oligarquias rurais, pela prática do coronelismo e pelas fraudes eleitorais. Alternativa correta.
E) a dominação da política nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas.
INCORRETO. A dominação da política nacional não era exercida por "autocracias urbanas", mas sim por oligarquias rurais. O corporativismo não era uma característica do sistema político brasileiro da época, e as revoltas trabalhistas, embora tenham ocorrido, não foram um fator que suscitou a reação do tenentismo na esfera pública. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
Deixe um comentário