Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere o seguinte texto que apresenta o compromisso do governo brasileiro para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré:Artigo VIIOs Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila-Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Mato-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré. Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas.

(http://www2.mre.gov.br/dai/b_boli_11_927.htm)


O artigo foi retirado do Tratado de

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Petrópolis, de 1903.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar qual o Tratado que contém o artigo mencionado.

 

A) Santo Ildefonso, de 1894.

INCORRETO. O Tratado de Santo Ildefonso foi assinado em 1777 entre Portugal e Espanha, portanto, não se encaixa no contexto da questão. Alternativa errada.

 

B) Petrópolis, de 1915.

INCORRETO. O Tratado de Petrópolis foi assinado em 1903 entre o Brasil e a Bolívia, não em 1915. Alternativa errada.

 

C) Badajoz, de 1907.

INCORRETO. O Tratado de Badajoz foi assinado em 1801 entre Portugal e Espanha, portanto, não se encaixa no contexto da questão. Alternativa errada.

 

D) Petrópolis, de 1903.

CORRETO. O Tratado de Petrópolis foi assinado em 1903 entre o Brasil e a Bolívia. Este tratado estabeleceu a construção da ferrovia Madeira-Mamoré como compromisso do governo brasileiro, conforme o artigo mencionado na questão. Alternativa correta.

 

E) Santo Ildefonso, de 1905.

INCORRETO. O Tratado de Santo Ildefonso foi assinado em 1777 entre Portugal e Espanha, portanto, não se encaixa no contexto da questão. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *