Continua após a publicidade..
“Coronéis locais, forças estaduais e exército se uniram para combater as “cidades santas”, territórios autônomos criados por caboclos. Cerca de 200 seguidores do monge e curandeiro José Maria estão reunidos em Irani. Todos eles homens simples, sertanejos, refugiaram-se ali na esperança de evitar um confronto com as forças do governo. Mas é tarde demais: a essa altura, o simples agrupamento – em uma região de conflitos fronteiriços e de instabilidade social – já é considerado uma atitude hostil às autoridades. Em resposta à ameaça, o governo resolve atacar: uma força de 58 soldados do Regimento de Segurança do Paraná entra em combate com os sertanejos. Morrem 21 pessoas, entre elas os chefes dos grupos em confronto – o coronel João Gualberto Gomes de Sá e o monge José Maria.” MACHADO, Paulo Pinheiro. Tragédia anunciada. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 85, p. 17, out. 2012
Sobre o contestado, leia atentamente o trecho selecionado e assinale a alternativa correta:
- A) O território contestado entre Santa Catarina e Paraná é o local do desdobramento de outros conflitos que envolviam políticas nacionais ainda baseadas na lei de terras de 1850, no capitalismo surgente no país e na religiosidade popular.
- B) O grupo político articulado em torno da companhia Southern Brazil Lumber & Colonization Company de Percival Farquhar reconheceu a posse das terras e tratou dos desalojamentos ressarcindo os prejuízos dos caboclos.
- C) O coronelismo catarinense, diferentemente de outras regiões do país, era responsável por uma política de relacionamento paternalista com os caboclos, e por sua vez, a guerra travada fora ocasionada pelo messianismo dos monges.
- D) A força militar mobilizada para o conflito em território catarinense, incluindo até aviões, era resultado do temor inspirado pelo ressurgimento de Canudos e a existência de outro conselheiro que iria unir os dois movimentos ocorridos simultaneamente.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
A alternativa correta é letra A) O território contestado entre Santa Catarina e Paraná é o local do desdobramento de outros conflitos que envolviam políticas nacionais ainda baseadas na lei de terras de 1850, no capitalismo surgente no país e na religiosidade popular.
Essa alternativa é correta porque o texto apresenta um conflito entre as forças do governo e os seguidores do monge José Maria em uma região de fronteira entre Santa Catarina e Paraná. O conflito está relacionado a questões de terras, religiosidade popular e capitalismo, que eram temas importantes na época da Primeira República.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário