Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante a Revolução de 1924, ocorre uma das primeiras ações de guerra psicológica da história militar brasileira, promovida pelo Tenente da Força Pública, João Cabanas, enquanto os revolucionários retiravam-se da capital paulista. Em que consistia essa ação?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Mensagens que superestimavam o efetivo e o equipamento bélico dos revoltosos foram transmitidas às estações telegráficas das cidades por onde passaria o contingente em retirada.

Gabarito: Letra C

 

O enunciado faz menção à Revolução de 1924, entendida como uma revolta militar em São Paulo, articulada pelo general reformado Isidoro Dias Lopes, pelo major Miguel Costa, comandante do Regimento de Cavalaria da Força Pública do estado, e pelo tenente Joaquim Távora, este último morto durante os combates. Tiveram ainda participação destacada os tenentes Juarez Távora, Eduardo Gomes, João Cabanas, Filinto Müller e Newton Estillac Leal.

 

Essa revolta está inserida dentro de um contexto de levantes na década de 20 contra o governo federal e contra a situação política. Basta lembrarmos que estávamos vivenciando o período da República Oligárquica, onde imperavam os coronéis, o voto de cabresto e o clientelismo.

 

Esses movimentos foram chamados de levantes tenentistas e haviam começado em 1922, quando 18 militares deixaram o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro iniciando um protesto.

 

Em São Paulo, os militares pretendiam derrubar o Governo do presidente do estado e o governo do presidente Artur Bernardes (1922-1926). Houve conflitos entre as tropas rebeldes e tropas do governo federal com bombardeios a prédios e habitações na capital paulista.

 

Com as tropas rebeldes em cerco houve uma decisão pela retirada. Nesse processo de evasão da capital, os rebeldes usavam de sua propaganda política contra o regime oligárquico e contra o tradicionalismo brasileiro, além da guerra psicológica, onde superestimavam os combates ocorridos na cidade bem como o equipamento bélico que possuíam. Essa tática também foi utilizada mais tarde no movimento chamado de Colunas, lideradas por Prestes, Dias Lopes e Miguel Costa.

 

Baseada nas fontes:

 

Dossiê FGV/CPDOC: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/Levantes1924

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Edusp, 1995.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *