É correto afirmar que o ano de 1929 foi de grande dificuldade para os cafeicultores no Brasil, pois, embora a produção naquele ano tenha sido de 21 milhões de sacas, as exportações foram apenas de 14 milhões de sacas. As causas desta queda tão brusca estavam relacionadas à
- A) grave crise econômica causada, principalmente, pela superprodução da indústria norte-americana, tendo como grande marco a queda das ações das grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York.
- B) grave crise política ocorrida logo após o término da primeira Guerra Mundial, ocasionada, principalmente, pelo Tratado de Versalhes que aumentou as desigualdades econômicas entre as potências européias.
- C) corrida imperialista na África e Ásia que originou novos mercados consumidores e fornecedores os quais passaram a competir com a produção brasileira, superando-a em qualidade e preço.
- D) ascensão do café colombiano o qual, a partir de 1925, passou a ter a preferência dos mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos devido à qualidade superior dele e, principalmente, a proximidade com estes mercados consumidores.
- E) instabilidade política em andamento no país motivada, principalmente, pelo movimento Tenentista que possuía um projeto ideológico que tinha por base o incentivo à produção industrial, entrando em confronto com o modelo agro-exportador do país.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) grave crise econômica causada, principalmente, pela superprodução da indústria norte-americana, tendo como grande marco a queda das ações das grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York.
Em 1929, o Brasil enfrentou uma grande dificuldade para os cafeicultores devido à queda brusca nas exportações de café. Embora a produção tenha sido de 21 milhões de sacas, as exportações ficaram limitadas a apenas 14 milhões de sacas.
Essa queda significativa nas exportações estava relacionada à grave crise econômica ocorrida naquele ano. A crise foi causada, principalmente, pela superprodução da indústria norte-americana, que resultou na redução do consumo e na queda das ações das grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York.
Com a crise nos Estados Unidos, houve uma diminuição na demanda internacional por café brasileiro, afetando diretamente os cafeicultores. A queda nas exportações reflete a redução da procura pelo produto no mercado externo, consequência direta da crise econômica global.
Deixe um comentário