Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi reIida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930.

 

MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império.

Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).

 

O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de

Resposta:

A alternativa correta é letra D)  legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.

Gabarito: Letra D
 
A questão está situada no contexto da crise da 1ª República (conhecida como República Oligárquica ou República Velha), período que vai de 1889 a 1930.
 
Recapitulando a história:
 
A 1ª República foi caracterizada pela aliança entre oligarquias para perpetuação do poder. Dentre as oligarquias, as que se mais se destacaram foram as do estado de São Paulo e Minas Gerais, que se revezavam na escolha do presidente do Brasil. Era a chamada política do café com leite.
 
Além disso, essa política nacional era marcada pelo sistema coronelista, pelo voto de cabresto e pelo clientelismo.
 
Assim, nas eleições de 1930, quando as oligarquias paulistas escolheram como candidato um paulista e não um mineiro, houve rompimento da aliança inicial.

 

As oligarquias mineiras decidiram apoiar como candidato Getúlio Vargas. Vargas perdeu as eleições, mas ele e outros militares decidiram tomar o poder, impedindo a posse do presidente eleito, Júlio Prestes. Foi um golpe para muitos, revolução para outros.
 
O trecho fala que os grupos vitoriosos da “Revolução de 1930 realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo” existentes a partir de 1889. 
 
Os vitoriosos pretendiam construir a imagem de um novo Brasil, tanto, que denominaram o período que vai de 1889 a 1930 como o período da República Velha.
 
Portanto, desejavam legitimar uma nova ordem inaugurada em 1930.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: O grupo que chegou ao poder em 1930 ainda não havia formulado propostas para o Brasil.
 
Letra B: O trecho aponta que os vitoriosos de 1930 não descuidaram da forma republicana, ou seja, permaneceram com o ideal republicano, mas pretendiam dar uma nova roupagem. Portanto, era necessário caracterizar o período anterior como velho, excludente, atrasado.
 
Letra C: O trecho não menciona a política educacional da República Velha.
 
Letra E: Ainda há uma discussão historiográfica se houve participação popular ou não na proclamação da República. Há uma corrente majoritária que enxerga a não adesão da população ao novo regime implantado em 1889.
 

 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *