Continua após a publicidade..
Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição republicana e um dos seus dispositivos garantia aos brasileiros o direito ao voto. A institucionalização desse direito, entretanto, tinha limitações. Analise as especificidades a seguir e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F), em relação ao direito ao voto.
( ) Os eleitores deveriam ter como pré-requisito a idade mínima de 25 anos e 100 mil réis de renda anual, isto é, o voto era censitário.
( ) Os homens acima de 21 anos tinham direito ao voto, exceto os analfabetos, os mendigos, os soldados, os religiosos.
( ) O voto passava a ser aberto, ou seja, o eleitor era obrigado a revelar publicamente o candidato em que votava, e isso permitia inúmeras fraudes eleitorais.
( ) A grande novidade dessa Constituição foi a inclusão da mulher no sistema eleitoral; a partir de então ela teria direito ao voto.
A seqüência correta é
- A) F, V, F, V.
- B) F, V, V, F.
- C) F, F, V, F.
- D) V, F, F, V.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
Resposta
A alternativa correta é letra B) F, V, V, F.
Explicação
A Constituição de 1891 institucionalizou o direito ao voto, mas com limitações. Análise das especificidades:
- O primeiro item é falso, pois o pré-requisito para votar era ter mais de 21 anos, não 25 anos, e a renda anual mínima era de 200 mil réis, não 100 mil réis.
- O segundo item é verdadeiro, pois os homens acima de 21 anos tinham direito ao voto, exceto os analfabetos, os mendigos, os soldados e os religiosos.
- O terceiro item é verdadeiro, pois o voto era aberto, ou seja, o eleitor era obrigado a revelar publicamente o candidato em que votava, o que permitia inúmeras fraudes eleitorais.
- O quarto item é falso, pois a Constituição de 1891 não incluiu a mulher no sistema eleitoral, ou seja, as mulheres não tinham direito ao voto.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário